PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Após críticas de autoridade, franceses pedem apoio à seleção

7 jun 2010 - 10h29
(atualizado às 11h25)
Compartilhar

Críticas a gastos exorbitantes com equipes esportivas, muitas vezes, acarretam seguidores. Mas esse não parece ter sido o caso das reações às farpas soltadas pela secretária de Estado para os Esportes da França, Rama Yade, em relação ao luxuoso Hotel que servirá de concentração à seleção do país europeu na Copa do Mundo. Após cobrar decência em tempos de crise econômica, Yade viu seus argumentos se perderem em meio a mensagens de apoio à equipe francesa, conforme informa nesta segunda-feira o site do jornal sul-africano The Times.

De acordo com o veículo, o porta-voz do governo francês, Luc Chatel, afirmou a uma rádio francesa que todo o país - inclusive membros do governo - deve vibrar com a seleção local. Ele também lamentou que essa discussão tenha surgido poucos dias antes do Mundial.

Já a ministra da Saúde e dos Esportes, Roselyne Bachelot, afirmou no último domingo que não há dinheiro dos contribuintes franceses direcionado ao pagamento das despesas no Pezula Resort Hotel & Spa, que fica na cidade de Knysna. Segundo ela, a seleção deve ser deixada em paz.

O site também informou que a líder comunista Marie-George Buffet disse que Yade não deveria ficar tão surpresa com o fato de a equipe da França se hospedar em um hotel de alto nível, tendo em vista que gira muito dinheiro no mundo do futebol. Buffet também disse que a controvérsia representa uma tempestade em uma xícara de chá.

Yade, 33 anos, já foi secretária de Estado para as Relações Exteriores e os Direitos Humanos da França, e segue um caminho ascendente na política do país europeu.

Ela também havia declarado que a seleção espanhola, uma das favoritas do Mundial, optou por um campus universitário - opção muito mais barata. Além disso, Yade disse que a escolha de um local tão luxuoso só faria sentido caso a seleção francesa obtivesse grandes resultados no torneio. Porém, se os resultados não se concretizassem, segundo ela, os responsáveis teriam que se explicar.

Crítica de secretária dos Esportes da França em relação ao luxuoso hotel da seleção é vista como inoportuna
Crítica de secretária dos Esportes da França em relação ao luxuoso hotel da seleção é vista como inoportuna
Foto: AP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade