PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Após eliminação, sul-africanos apoiam Gana e seleções europeias

23 jun 2010 - 11h53
(atualizado às 12h08)
Compartilhar

Mesmo depois da eliminação da seleção local, alguns sul-africanos vão continuar acompanhando a Copa do Mundo, mas agora torcendo por outra equipe - Gana, Alemanha, Holanda e Espanha aparecem entre as favoritas.

Prova disso é que, nas ruas, os vendedores de bandeiras nos cruzamentos e semáforos mudaram sua mercadoria. Até esta terça, basicamente se via bandeiras sul-africanas; nessa quarta, já havia bandeiras de outros países, muitas delas dos Estados Unidos, talvez porque a seleção americana joga.

O recepcionista de um hotel disse que torce pela Alemanha, mas explicou que o apoio não dependia da eliminação dos Bafana Bafana, já que estava torcendo pelos alemães desde o início da Copa.

Outro funcionário disse que vai apoiar a partir de agora a seleção da Holanda, enquanto um segurança apontou a Espanha como sua equipe de agora em diante no Mundial.

Um outro segurança declarou seu apoio à seleção de Gana por ser uma equipe africana, mesmo sabendo do risco de eliminação em um jogo decisivo hoje contra a Alemanha.

Ao que parece, após a eliminação da África do Sul, o foco da organização local da Copa é incentivar o futebol africano. O problema é que, das seis seleções do continente neste Mundial, três já estão eliminadas (África do Sul, Nigéria e Camarões) e duas (Costa do Marfim e Argélia) terão dificuldades para avançar na competição - apenas Gana tem boas melhores de continuar.

Jermaine Craig, o porta-voz do Comitê Organizador Local, disse que a equipe anfitriã não está mais no Mundial, "mas a África do Sul mantém seu apoio à Copa com entusiasmo".

"Se Gana conseguir se classificar, vamos ver esse apoio dos sul-africanos", prosseguiu Craig. "O rendimento das seleções africanas foi um pouco decepcionante, mas ainda há muito apoio a outras equipes como alguns europeus, já que na África do Sul há uma população com muitos imigrantes", disse.

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa

Torcida sul-africano terá que adotar outra seleção na fase final da Copa
Torcida sul-africano terá que adotar outra seleção na fase final da Copa
Foto: Getty Images
EFE   
Compartilhar
Publicidade