PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Árbitros da Copa devem saber inglês coloquial para entenderem insultos

10 jun 2010 - 11h33
(atualizado às 12h06)
Compartilhar

Os árbitros da Copa do Mundo na África do Sul foram instruídos para dominarem também o inglês coloquial para que entendam eventuais insultos no idioma, embora a Fifa tenha negado que haja uma lista específica de possíveis ofensas.

"Não foi distribuída nenhuma lista aos árbitros, mas é certo que entre os requisitos está o de dominar o inglês profissional e o coloquial", disse à Agência Efe o porta-voz da Fifa Alex Stone.

A Fifa desmentiu as informações sobre uma suposta lista de insultos que teria sido enviada ao trio de arbitragem, liderado pelo brasileiro Carlos Simon, que apitará a partida entre Inglaterra e Estados Unidos, no sábado, em Rustenburgo, pelo grupo C.

O boato foi divulgado por causa das preocupações geradas pela personalidade forte de Wayne Rooney, astro da seleção inglesa, que voltou a se irritar na segunda-feira passada durante o amistoso contra o Platinum Stars, time da primeira divisão na África do Sul.

O árbitro da partida, Jeff Selogilwe, deu cartão amarelo a Rooney por seus excessos verbais. "Me senti mal, porque ele é meu jogador favorito. É um grande jogador quando o vemos pela televisão, mas no campo ele não para de insultar o árbitro", disse Selogilwe.

Rooney recebeu instruções para que reduza seus níveis de agressividade em campo para minimizar os riscos de ser expulso durante a Copa, como aconteceu na edição anterior.

Em 2006, no Mundial da Alemanha, Rooney foi expulso na partida pelas quartas de final contra Portugal e os responsáveis pela seleção inglesa temem que isso volte a acontecer na África do Sul.

A Inglaterra estreará na Copa no próximo sábado, contra os Estados Unidos, em partida disputada em Rustenburgo pelo grupo C.

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa

Ingleses não querem que Rooney seja novamente expulso em Copa do Mundo
Ingleses não querem que Rooney seja novamente expulso em Copa do Mundo
Foto: / AP
EFE   
Compartilhar
Publicidade