PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Austrália desiste de 2018 e concentra forças para receber Copa de 2022

10 jun 2010 - 14h40
(atualizado às 14h52)
Compartilhar

A Federação de Futebol da Austrália (FFA, sigla em inglês) desistiu de suas pretensões para sediar a Copa do Mundo de 2018. Em comunicado conjunto com a Fifa, a entidade informou nesta quinta-feira que irá concentrar suas forças na disputa para receber o Mundial de 2022.

A decisão tomada pela FFA levou em consideração a tendência de a Copa de 2018 ser disputada em um país europeu, e já vinha sido discutida desde outubro de 2009 com o órgão máximo do futebol. O secretário geral da Fifa, Jérôme Valcke, elogiou a medida. "A FFA demonstrou um nível exemplar de solidariedade com a Europa", afirmou o dirigente.

De acordo com o presidente da FFA, Frank Lowy, a boa relação com a Fifa motivou a mudança de rumo anunciada pela entidade. "Temos discutido com a Fifa há meses, e foi essa relação de confiança com a liderança do órgão dirigente que nos fez focar em 2022, a decidir deixar espaço, em 2018, para as concorrentes europeias", disse Lowy.

O último país da Europa a sediar um Mundial foi a Alemanha, em 2006. Na próxima sexta-feira, tem início a Copa da África do Sul, que será sucedida pelo torneio em solo brasileiro, em 2014.

A Oceania nunca recebeu um Mundial, o que pode representar um ponto positivo para a pretensão australiana, tendo em vista a tendência da Fifa, nos últimos anos, de diversificar os continentes que recebem a competição. Isso acontece neste ano, na África do Sul, e ocorreu em 2002, simultaneamente em Japão e Coreia do Sul. Antes de 2002 e 2010, Ásia e África nunca tinham recebido uma Copa do Mundo.

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa

Seleção australiana treina na África do Sul; país pretende incluir a Oceania na rota das Copas do Mundo
Seleção australiana treina na África do Sul; país pretende incluir a Oceania na rota das Copas do Mundo
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade