PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Bielsa prepara o Chile para o Brasil em clima de vitória pessoal

26 jun 2010 - 12h25
(atualizado às 12h56)
Compartilhar

O técnico Marcelo Bielsa começou neste sábado a preparar a seleção chilena para o jogo das oitavas de final - uma classificação com valor especial para ele, por não ter conseguido fazer a Argentina passar da fase de grupos em 2002 e ter sido crucificado pela imprensa de Buenos Aires na época.

Apesar de perder por 2 a 1 para a Espanha na última sexta-feira em Pretória, a equipe sob o comando de Bielsa conseguiu a vaga na próxima fase da Copa do Mundo em segundo lugar no Grupo H, posição esta, porém, que a coloca frente a frente com a seleção pentacampeã já na próxima segunda-feira.

Os chilenos já estavam com um pé nas oitavas, depois de vencer Honduras e Suiça, mas acabaram perdendo para a seleção espanhola.

O técnico não vê a classificação do Chile como uma maneira de compensar o fracasso pessoal com a eliminação argentina em 2002. Admite que diante da Espanha houve um "uso excessivo de força", fruto da grande pressão que havia no jogo em Pretória.

E se prepara, agora, para o jogo contra o Brasil: "É historicamente uma equipe temível e a atual formação tem todos os atributos criativos do futebol do país, porém com mais agressividade e contundência".

O treinador, 54 anos, mal pode se conter de tanta felicidade por continuar na briga pelo título mundial. "Faremos o possível e o impossível para que (a briga) não termine cedo para a gente", afirma.

Mesmo que o Chile seja eliminado pelo Brasil, o que historicamente tem grandes chances de acontecer, Bielsa voltará para casa com a certeza de que fez o que estava a seu alcance. Seu contrato acaba nesta Copa, e a Federação Chilena de Futebol (FCF) já fala em renovação.´

Depois de deixar a seleção argentina em 2004, o técnico ficou três anos sem exercer a função, até que em agosto de 2007 assumiu o Chile. O trabalho nesse país novamente o colocou no seleto grupo dos melhores técnicos do mundo.

A classificação para a África do Sul foi bem-sucedida, com o Chile atrás do Brasil e com um jogo de antecipação. Os chilenos estavam sem ir a uma Copa havia 12 anos.

Chile e Brasil se enfrentam na próxima segunda-feira, às 15h30, em Johannesburgo, pelas oitavas de final do Mundial da África do Sul. Quem ganhar irá jogar contra o vencedor de Holanda e Eslováquia, partida marcada também para segunda, às 11h.

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa

Federação Chilena de Futebol já fala em renovar o contrato do treinador, com encerramento neste Mundial
Federação Chilena de Futebol já fala em renovar o contrato do treinador, com encerramento neste Mundial
Foto: EFE
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade