PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Blatter compara alegria da Copa à libertação de Mandela

9 jun 2010 - 14h49
(atualizado às 15h32)
Compartilhar
Celso Paiva
Direto de Johannesburgo

Durante abertura do congresso anual da Fifa, o mandatário da entidade, Joseph Blatter, rasgou elogios ao ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, dizendo que sem ele não era possível a África do Sul realizar o sonho de receber o Mundial de 2010. Ressaltando a alegria do povo sul-africano, Blatter comparou o atual momento com a libertação de Mandela, em 1990.

Preso durante 28 anos, Mandela virou o símbolo da luta contra o apartheid, regime de segregação racial imposto pelo govenro sul-africano. A população foi às ruas e exigiu sua saída da prisão. Depois de deixar a cadeia, Mandela assumiu a presidência do país em 1994 e governou o país até 1999.

"Quero me desculpar e fazer uma comparação de períodos. O sonho do povo sul-africano foi realizado. Comparo a alegria que todos estão vivendo aqui com o momento em que Nelson Mandela foi solto", afirmou Blatter, que reafirmou a admiração que tem pela África do Sul.

"O sonho foi cumprido. E tenho que pagar um tributo a Mandela. A Fifa trouxe a Copa para a África, mas foi Mandela que a levou para a África do Sul. A recepção e hospitalidade do povo sul-africano tem sido incrível nos últimos dias. Passando pela Nelson Mandela Square, pude verificar o quanto o futebol mexe com as pessoas. Torcedores de vários paises se divertindo juntos. Tenho que dizer que passei a apreciar este país e seu povo", disse.

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa

Admirador do povo sul-africano, Blatter fez vários elogios a Nelson Mandela
Admirador do povo sul-africano, Blatter fez vários elogios a Nelson Mandela
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade