PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Blatter homenageia Mandela; Zuma "abre" a Copa do Mundo

11 jun 2010 - 11h04
(atualizado às 11h19)
Compartilhar
Allen Chahad
Celso Paiva
Direto de Johannesburgo

Os presidentes da Fifa e da África do Sul, Joseph Blatter e Jacob Zuma, respectivamente, fizeram um discurso antes da partida de abertura da Copa do Mundo de 2010. Eles homenagearam o país-sede, o ex-presidente Nelson Mandela e cumprimentaram um a um os jogadores que estarão em campo. O jogo inaugural é entre a seleção anfitriã e o México.

"Parabéns à população sul-africana por ter conseguido organizar esta Copa do Mundo desta forma tão bela", afirmou Blatter. "O espírito de Nelson Mandela está presente no estádio nesta tarde", disse o presidente da Fifa, se referindo à ausência do ex-líder ativista sul-africano.

Nelson Mandela sofreu uma perda familiar nesta sexta-feira, horas antes do duelo inicial do Mundial. Sua bisneta, Zenani Mandela, sofreu um acidente de carro e morreu, o que evitou a presença do ex-presidente no Soccer City.

O atual governante da África do Sul, Jacob Zuma, também homenageou o herói da luta contra o apartheid. "Uma mensagem de Mandela, que não pode estar conosco. Ele queria estar aqui com vocês (o público), mas teve uma baixa em sua família: 'O jogo começou e vocês devem aproveitar o jogo'", afirmou.

Zuma ainda aproveitou a ocasião para declarar oficialmente aberto o Mundial de 2010. "Esta é uma Copa do Mundo africana. O tempo da África chegou. Permitam-me dizer que tenho o privilégio de declarar que a Copa do Mundo de 2010 está aberta", completou.

Posteriormente, as autoridades da Fifa e da África do Sul foram conduzidos pelos capitães para conhecer os jogadores das duas equipes, minutos antes do início do confronto.

África do Sul e México se enfrentam nesta sexta, às 11h (de Brasília), em Johannesburgo, pelo Grupo A do Mundial. França e Uruguai complementam a chave ainda nesta sexta-feira, às 15h30.

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa
SMS: receba as noticias e os gols da Seleção no seu celular; envie COPA para 83772Homenageia Posteriormente, as autoridades da Fifa e da África do Sul foram conduzidos pelos capitães para conhecer os jogadores das duas equipes.

Blatter (esq) e Zuma declaram oficialmente aberta a Copa do Mundo
Blatter (esq) e Zuma declaram oficialmente aberta a Copa do Mundo
Foto: Reuters
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade