PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Blatter promete discutir uso de tecnologia após o fim de Copa

30 jun 2010 - 07h44
(atualizado às 09h01)
Compartilhar

Após as recentes polêmicas de arbitragem que envolveram o gol não concedido a Frank Lampard, na partida entre Inglaterra e Alemanha, e o gol em impedimento do atacante argentino Carlos Tevez diante do México - ambas foram válidas pelas oitavas de final da Copa do Mundo, disputadas no último domingo - o presidente da Fifa, Joseph Blatter, quer convocar um encontro em Cardiff, no País de Gales, para discutir sobre o uso de recursos tecnológicos nas arbitragens dos jogos, de acordo com o site Wales Online.

A informação do encontro convocado pelo mandatário da Fifa veio um dia depois do presidente da Federação Galesa (FAW, na sigla em inglês), Jonathan Ford, afirmar que não é a favor do uso da tecnologia no futebol em reunião realizada em março deste ano.

A International Football Association Board (Ifab) - órgão responsável por regulamentar as regras do futebol - é formado por Inglaterra, Escócia, País de Gales, Irlanda do Norte e a Fifa (que representa todos os seus membros). Cada nova deliberação precisa ser aprovada em reunião da entidade, onde cada um dos países britânicos tem direito a um voto, enquanto a Fifa tem direito a quatro votos. Para cada alteração ou nova resolução das regras do futebol ser aprovada, é preciso pelo menos seis dos oito votos. Na prática, a Fifa precisaria do apoio de dois dos quatro membros da Grã-Bretanha.

Para Ford, o uso da tecnologia mudaria fundamentalmente o futebol. O presidente da FAW explica que o futebol jogado nas ruas é o mesmo jogado na Copa do Mundo. Ele questiona o porquê de se mudar "algo tão brilhante" apenas por conta de um erro na partida entre Alemanha e Inglaterra.

Na última terça-feira, Joseph Blatter se desculpou com as federações de Inglaterra e México pelos erros de arbitragem nas partidas que envolveram as duas equipes e declarou o desejo de reabrir a discussão do uso da tecnologia no futebol, especificamente sobre o uso de sensores para definir se a bola cruzou a linha de gol - como no caso do gol não concedido a Lampard. A discussão sobre o uso de vídeos para rever lances está descartado para este próximo encontro da Ifab.

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa

Blatter promete discutir uso de tecnologia na próxima reunião da International Board, que acontece em julho
Blatter promete discutir uso de tecnologia na próxima reunião da International Board, que acontece em julho
Foto: Getty Fifa / Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade