PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Bola da Copa divide opiniões no elenco dos Estados Unidos

4 jun 2010 - 02h25
(atualizado às 08h45)
Compartilhar

Com opiniões divididas, os jogadores da seleção dos Estados Unidos também entraram na polêmica discussão sobre a Jabulani, a bola oficial da Copa do Mundo, que incomoda os goleiros, mas é bem vista pelos atacantes.

O veterano Marchs Hahnemann, terceiro goleiro da seleção, disse que está insatisfeito, principalmente pelos argumentos mais usados pela Adidas, que garantiu que a tecnologia utilizada na fabricação é a mais avançada disponível.

"A tecnologia não é tudo. O fato de os cientistas terem criado a bomba atômica não quer dizer que ela foi uma boa invenção. Essa bola é um pesadelo", afirmou. Para Hahnemann, a bola é imprevisível, e todos os chutes dão origem a trajetórias inconstantes. "Não teremos gols de cabeça, pois ninguém consegue prever aonde a bola vai", afirmou.

A opinião é compartilhada pelo treinador da equipe americana, Bob Bradley. "Acho que haverá um ou dois gols de cabeça neste Mundial. Esta bola é nova, e é necessário algum tempo para que os jogadores se acostumem".

Por outro lado, o atacante Clint Dempsey disse que gosta da bola. Para o jogador, a Jabulani vai permitir que as equipes marquem mais gols. "A bola pega um bom efeito nos chutes fortes, e acho que isso vai trazer problemas ao goleiro. Para nós, atacantes, é necessário apenas ter mais atenção na hora de passar e finalizar", avaliou.

A média de gols da Copa vem diminuindo nas últimas edições. De 2,71 por partida em 1994, o número passou a 2,67 em 1998, 2,52 em 2002 e 2,30 em 2006. A Adidas, então, investiu em tecnologia para tentar ajudar a aumentar o número de gols na África do Sul.

Os Estados Unidos estão no grupo C. O time estreia na Copa do Mundo no dia 12, contra a Inglaterra, às 15h30 (de Brasília), em Rustemburgo. Ainda terá Argélia e Eslovênia como adversárias na primeira fase.

Jabulani continua causando opiniões críticas e elogios dos jogadores que disputarão a Copa
Jabulani continua causando opiniões críticas e elogios dos jogadores que disputarão a Copa
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
EFE   
Compartilhar
Publicidade