PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Brasil encara Portugal por liderança e caminho mais fácil

25 jun 2010 - 05h14
(atualizado às 05h23)
Compartilhar
Renato Pazikas
Direto de Durban

A Seleção Brasileira fecha a participação na primeira fase da Copa do Mundo contra Portugal nesta sexta-feira, às 11h (de Brasília), no Estádio Moses Mabhida, em Durban. Com seis pontos no Grupo G contra quatro dos europeus, a equipe precisa de um empate para terminar a chave na liderança.

Além de passar em primeiro, o resultado deixa o Brasil em um caminho mais fácil até a final do Mundial, que acontece dia 11 de julho, no Soccer City, em Johannesburgo. Dos principais candidatos ao título, apenas a Holanda ficaria no lado brasileiro - Uruguai, Coreia do Sul, Estados Unidos, Gana e Eslováquia são as outras seleções que compõe a parte de cima da tabela.

Já o outro caminho até a decisão é mais complicado. Argentina, Inglaterra e Alemanha, três favoritas ao título, se "matam" entre as oitavas e as quartas de final - apenas uma delas estará nas semifinais. México e Paraguai também estão deste lado, que pode contar ainda com os portugueses e os espanhóis.

O Brasil conhecerá o adversário na próxima fase apenas depois da partida com os lusitanos. Se confirmar a liderança, a tendência é que a equipe enfrente Chile ou Suíça. Apenas uma combinação de resultados deixaria a Espanha no cruzamento com o time verde e amarelo.

A Seleção tenta ainda terminar a primeira fase com 100% de aproveitamento, como aconteceu nos dois últimos Mundiais. Em 2002, o Brasil manteve o ritmo e conquistou o pentacampeonato. Quatro anos depois, parou na França nas quartas de final.

Contra Portugal, Dunga terá dois desfalques: Kaká, expulso na vitória por 3 a 1 sobre a Costa do Marfim, no último domingo, cumpre suspensão, adia o duelo com Cristiano Ronaldo e será substituído por Júlio Baptista; o outro é Elano, que com dores no tornozelo, será poupado e cederá vaga a Daniel Alves.

Portugal vem embalado após uma goleada por 7 a 0 sobre a Coreia do Norte. "Eles têm sua forma de jogar. Vão ter que atacar e fazer pontos para se classificar. Portugal tem jogadores de muita qualidade", afirmou Dunga na entrevista coletiva desta quinta-feira.

Os portugueses não poderão contar com Deco, lesionado na região lombar. A equipe aposta todas as suas fichas nos gols de Cristiano Ronaldo. O técnico Carlos Queiroz fez mistério sobre a escalação no último trabalho do time.

O comandante jogou o favoritismo do duelo para o adversário. "O Brasil tem o status de favorito. Ganhar do Brasil é o desejo de todos nós. Mas o empate é um resultado que eu não descartaria. Afinal, nosso objetivo é a classificação".

Portugal só fica de fora da segunda fase em caso de derrota para o Brasil e goleada da Costa do Marfim diante da Coreia do Norte. Além disso, a equipe africana, que soma um ponto, ainda precisa descontar uma diferença de nove gols de saldo.

Ficha Técnica:

Brasil: Júlio César, Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Daniel Alves e Júlio Baptista; Robinho e Luís Fabiano. Técnico: Dunga

Portugal: Eduardo; Miguel, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Coentrão; Pedro Mendes, Raul Meireles e Tiago; Hugo Almeida, Simão e Cristiano Ronaldo. Técnico: Carlos Queiroz.

Data: 25/06/2010

Horário: 16h (11h de Brasília)

Local: Estádio Moses Mabhida, em Durban

Arbitragem: Benito Archundia (MEX), auxiliado por Hector Vergara (CAN) e Marvin Torrentera (MEX)

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa

De volta à boa fase, Luís Fabiano é arma brasileira para terminar 1ª fase com 100% de aproveitamento
De volta à boa fase, Luís Fabiano é arma brasileira para terminar 1ª fase com 100% de aproveitamento
Foto: AFP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade