PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Brasileiro marca dois, e Alemanha vence 1º amistoso pré-Copa

13 mai 2010 - 14h49
(atualizado às 15h22)
Compartilhar

Bastante desfalcada, a Alemanha contou com o brilho de um jogador nascido no Brasil para vencer seu primeiro amistoso de preparação à Copa do Mundo. Sem destaques como Michael Ballack e Mario Gomez, a equipe bateu Malta nesta quinta-feira, em jogo disputado em Aachen, muito em função de Cacau, que marcou dois gols na vitória por 3 a 0.

Natural de Santo André, Cacau, 29 anos, transferiu-se para o futebol da Alemanha em 1999 e desde 2003 é um dos melhores atletas do Stuttgart. No ano passado, ele obteve a cidadania do país e nesta quinta disputou sua sexta partida pela seleção nacional, balançando as redes pela primeira vez.

O gol que abriu o placar veio já aos 16min, quando o atacante aproveitou um cruzamento perfeito do lateral esquerdo Dennis Aogo e cabeceou no canto direito do goleiro Justin Haber.

Aos 12min do segundo tempo, Cacau aumentou o marcador. Ele iniciou uma jogada no meio-campo que levou Lukas Podolski a invadir livremente a área pela esquerda; tranquilo, a revelação da Copa do Mundo de 2006 tocou no meio para o brasileiro, que, sem o goleiro a sua frente, só teve o trabalho de empurrar a bola para as redes.

O terceiro gol veio três minutos depois e novamente poderia ter sido anotado pelo jogador do Stuttgart. Após falha da zaga de Malta, a Alemanha puxou contra-ataque com Podolski, que novamente avançou pela ponta esquerda, chegando à linha de fundo e cruzando por baixo; a bola chegaria aos pés de Cacau, mas antes disso, dentro da pequena área, o zagueiro Kenneth Scicluna, em tentativa de afastar o perigo, equivocou-se e chutou contra seu próprio gol.

Com o bom desempenho, o atleta que passou pelas categorias de base do Nacional ficou mais perto da Copa do Mundo. Nesta semana, 30 jogadores foram pré-convocados pelo técnico Joachim Low, que até o início do torneio ainda observará os comandados diante contra Hungria, em 29 de maio, e Bósnia-Herzegovina, em 3 de junho.

O treinador, que ignorou de sua lista outro atacante nascido no Brasil, Kevin Kuranyi, não pôde escalar diante de Malta vários jogadores. Ballack, que defende o Chelsea ante o Portsmouth neste fim de semana na final da Copa da Inglaterra, só se apresenta na próxima segunda-feira, assim como quatro jogadores do Werder Bremen. No dia 24, juntam-se ao grupo os representantes do Bayern de Munique, que no dia 22 enfrentam a Inter de Milão para decidir a Liga dos Campeões da Europa.

Cacau (esq) comemora primeiro gol com a camisa da Alemanha ao lado de Trochowski
Cacau (esq) comemora primeiro gol com a camisa da Alemanha ao lado de Trochowski
Foto: AFP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade