PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Chile prepara propostas para manter Bielsa como técnico

29 jun 2010 - 19h47
(atualizado às 20h02)
Compartilhar

Uma milionária remodelação do complexo desportivo da seleção chilena e uma maior ingerência em todas as categorias estão entre as propostas preparadas pelos dirigentes do futebol chileno para manter Marcelo Bielsa como técnico da seleção após a boa participação na Copa do Mundo.

O Chile foi eliminado na segunda-feira nas oitavas de final, com uma derrota de 3 a 0 frente ao Brasil. O resultado marca o fim do contrato de Bielsa com a seleção, que sob seu comando, desde 2007, obteve vários resultados históricos.

Após o jogo com o Brasil, o presidente da Associação Nacional de Futebol Profissional, Harold Mayne-Nicholls, confirmou o interesse em manter o treinador argentino na seleção. "Eu gostaria que, se mudarmos os estatutos da federação, ele continue até a Copa América de 2015", disse o dirigente.

"Queremos apresentar um novo projeto, onde ele seja parte importante, que ele se identifique com o que nós queremos e que lhe permita um crescimento profissional, e que nos permita um desenvolvimento do futebol chileno, sobretudo na parte técnica".

Segundo a imprensa local, a ANFP vai propor que o próprio Bielsa projete o novo centro de treinamentos da seleção, já que se queixou da qualidade do Complexo Juan Pinto Durán, hoje em uso. A verba para as novas instalações seria cerca de R$ 35 milhões.

Mayne-Nicholls disse também que o salário da comissão técnica, que hoje totaliza cerca de R$ 2,7 milhões por ano, pode aumentar, já que a federação recebeu mais recursos por causa da sua participação nas eliminatórias e na Copa.

Bielsa dá sinais de estar à vontade no Chile, onde sua vida discreta e sem luxos é respeitada. Mas o treinador poderia ficar tentado a voltar ao convívio da família na Argentina, ou a aceitar propostas tentadoras de grandes clubes, ou então pode considerar simplesmente que seu ciclo de trabalho na seleção chilena já terminou.

Após o jogo contra o Brasil, Bielsa disse a jornalistas que não era o momento de avaliar sua continuidade na seleção.

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa

Bielsa prefere não se pronunciar sobre renovação de contrato
Bielsa prefere não se pronunciar sobre renovação de contrato
Foto: Getty Images
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade