PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Cientista diz que bola da Copa é a mais estável e precisa da história

8 jun 2010 - 05h10
(atualizado às 05h39)
Compartilhar

O cientista britânico Andy Harland, da Universidade de Loughborough, afirmou que a bola oficial da Copa do Mundo da África do Sul, a Jabulani, é a mais estável e precisa já feita para a modalidade, informou nesta terça-feira o site do jornal inglês The Times. Harland, especialista em tecnologia do esporte, conduziu os testes aerodinâmicos da bola para a Adidas, fabricante do material, e também trabalhou em seu design.

De acordo com as informações divulgadas, o cientista explicou que a Jabulani se movimenta com velocidade 5% superior às outras bolas. Em razão disso, ele afirmou que pequenas mudanças no ângulo do chute podem se desdobrar em maiores diferenças de colocação em seu destino final - o que pode se acentuar em regiões de elevada altitude.

O site também informa que, segundo Harland, ao adquirir maior experiência com o material, os atletas podem usar a seu favor as características da Jabulani - que ele define como uma bola que dá respostas uniformemente. O cientista também disse que os testes em túnel de vento demonstraram que o material é menos propenso a instabilidades dinâmicas.

Segundo o The Times, Harland também fez questão de salientar que a bola oficial da Copa não é mais leve em relação às bolas usadas em outros Mundiais. Ele também destacou que o material não foi desenvolvido para beneficiar os atacantes, em detrimento dos goleiros - que, segundo o cientista britânico, têm mais facilidade ao fazerem defesas, devido à textura da Jabulani, que permite maior aderência.

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa

Andy Harland afirma que a Jabulani é mais veloz que outras bolas, e que os atletas podem tirar vantagem disso
Andy Harland afirma que a Jabulani é mais veloz que outras bolas, e que os atletas podem tirar vantagem disso
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade