PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Com C. Ronaldo caçado e Drogba mal, Portugal e C. do Marfim empatam

15 jun 2010 - 12h50
(atualizado às 15h48)
Compartilhar
Celso Paiva
Direto de Port Elizabeth

Duelo apontado por muitos como o mais esperado da primeira rodada da Copa do Mundo, o jogo entre Portugal e Costa do Marfim decepcionou os pouco mais de 37 mil espectadores no Estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth, e terminou em 0 a 0, nesta terça-feira. A partida era aguardada há meses por colocar, frente à frente, dois dos maiores atacantes do futebol mundial: Didier Drogba e Cristiano Ronaldo.

» Veja fotos de Costa do Marfim x Portugal

» Assista ao chute de Cristiano Ronaldo em 3D

» Dê a sua nota para os jogadores de Costa do Marfim x Portugal

Porém, o atacante marfinense ainda se recuperando da lesão no cotovelo direito, que sofreu há cerca de 10 dias, foi preservado pelo técnico Sven-Göran Erikson, entrou apenas aos 22min do segundo tempo e não conseguiu desempenhar um bom futebol, tendo participação ínfima na estreia da equipe africana na Copa de 2010.

Do outro lado, caçado durante boa parte do primeiro tempo, Cristiano Ronaldo foi desaparecendo aos poucos na partida, ficando isolado do lado direito do campo. Parte da culpa foi a atuação abaixo da média dos lusos-brasileiros Deco e Liedson. Deco criou pouco e foi substituído por Tiago no segundo tempo. Já Liedson mal conseguiu tocar na bola.

O empate é positivo para a Seleção Brasileira, que se conquistar uma vitória no jogo de mais tarde contra a Coreia do Norte, em Johannesburgo, pode arrancar para a liderança do Grupo G e jogar de forma mais tranquila contra os marfinenses, na segunda partida.

O jogo

O primeiro tempo em Port Elizabeth foi marcado por muita competição e um clima pouco amistoso entre os jogadores das duas seleções. Chances de gol, entretanto, foram muito poucas.

O único lance capaz de levantar a torcida saiu dos pés de Cristiano Ronaldo, aos 11min. O ídolo português recebeu, girou sobre a marcação, fintou bonito e disparou uma bomba, a cerca de 30 metros do gol de Barry, que só viu a bola bater na trave.

Sentindo falta de um armador e de seu melhor jogador, Didier Drogba, Costa do Marfim chegou poucas vezes à área portuguesa em condições de finalizar. A melhor chance surgiu dos pés de Tiene, que cobrou falta por cima do gol de Eduardo. Os africanos ainda chegaram com o lateral Tiote em novo chute de longe que foi para fora.

Nos primeiros instantes da segunda etapa, Costa do Marfim se mandou ao ataque e assustou os portugueses: em jogada individual, Gervinho bateu sem ângulo e ameaçou, conquistando um escanteio. A meta de Portugal ainda foi mais duas vezes atingida na sequência, primeiro em chute de Kalou, depois em jogada pessoal mais uma vez de Gervinho.

Portugal, que trocou Danny por Simão Sabrosa, ameaçou apenas em contra-ataque que culminou em cabeçada de Liedson - fraca, a bola morreu nas mãos de Kingson. Foram poucos os bons lances do time português, dependente de Cristiano Ronaldo e com Deco apagado. A principal ameaça foi em chute de Raul Meireles que assustou o goleiro Barry.

Aos 21min da etapa final, Didier Drogba foi acionado e, mesmo com o braço imobilizado, entrou em campo para tentar resolver. A participação do atacante do Chelsea, porém, foi praticamente nula. Em seu único lance, ele apareceu em boa situação na grande área, mas foi atrapalhado pela marcação e desviou a bola para a fora. Kader Keita, outro que entrou no fim, ainda assustou no lance final do jogo.

FICHA TÉCNICA

Costa do Marfim 0 x 0 Portugal

Ponto Forte da Costa do Marfim
Velocidade de Gervinho

Ponto Forte de Portugal
Jogadas de Cristiano Ronaldo

Ponto Fraco da Costa do Marfim
Violência na marcação

Ponto Fraco de Portugal
Poucas finalizações

Personagem do jogo
Didier Drogba, que jogou 24 minutos com o braço engessado

Esquema Tático da Costa do Marfim
4-3-3
Barry; Demel, Kolo Touré, Zokora e Tiote; Yaya Touré; Eboué (Romaric) e Tiene; Dindane, Gervinho (Kader Keita) e Kalou (Drogba)

Técnico: Sven-Göran Eriksson

Esquema Tático de Portugal
4-3-3
Eduardo; Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Coentrão; Pedro Mendes; Raul Meireles (Ruben Amorim) e Deco (Tiago); Danny (Simão), Liedson e Cristiano Ronaldo

Técnico: Carlos Queiroz

Cartões amarelos
Costa do Marfim: Demel, Zokora

Portugal: Cristiano Ronaldo

Árbitro

Jorge Larrionda (Uruguai)

Local
Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth

Costa do Marfim 0 x 0 Portugal: veja lance de C. Ronaldo em 3D:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade