Futebol

publicidade
04 de dezembro de 2009 • 16h31 • atualizado às 18h30

Confira todos os grupos da Copa do Mundo 2010

Jérôme Valcke e Charlize Theron comandam sorteio dos grupos
Foto: AP
 
Renato Pazikas
Direto da Cidade do Cabo

A Fifa sorteou nesta sexta-feira na Cidade do Cabo os grupos da Copa do Mundo da África do Sul, que terá início no dia 11 de junho. No geral, os grupos ficaram nivelados, com nenhuma chave destoando muito das demais pela força ou fraqueza.

A mais temida das seleções que não estavam entre as cabeças de chave, a França, caiu no grupo do time teoricamente mais fraco entre os pré-selecionados, a anfitriã África do Sul. México e Uruguai, que fizeram Eliminatórias irregulares, completam a chave

Portugal, que conta com o futebol do melhor jogador do mundo em 2008, Cristiano Ronaldo, caiu no grupo do Brasil, o que deixa a chave como uma das mais difíceis. Se a Coreia do Norte não assusta, a Costa do Marfim do artilheiro Drogba impressionou na Copa da Alemanha - mesmo com a eliminação na 1ª fase - e é a mais temida seleção africana.

Os argentinos comemoraram o sorteio que os colocaram no Grupo B. Grécia, Nigéria e Coreia do Sul não estão entre as seleções mais fortes, mas recentemente obtiveram resultados expressivos em competições internacionais.

os gregos foram campeões da Eurocopa de 2004, os sulc-coreanos chegaram à semifinal da Copa de 2002 e os nigerianos contruíram nas duas últimas décadas um histórico respeitável em Mundial de categorias de base. Vale lembrar que o país derrotou a Argentina na final Olimpíada de 1996, mas levou o troco na decisão de Pequim.

Outro grupo que promete equilíbrio é o da Alemanha. Austrália e Gana chegaram às oitavas de final em 2006 e deram trabalho a Itália e Brasil. A Sérvia conseguiu a vaga na Copa com antecedência e foi eliminada na Alemanha ao cair no "grupo da morte" ao lado de Holanda, Argentina e Costa do Marfim.

Veja todos os grupos:

Grupo A
África do Sul
México
Uruguai
França

Grupo B
Argentina
Nigéria
Coreia do Sul
Grécia

Grupo C
Inglaterra
Estados Unidos
Argélia
Eslovênia

Grupo D
Alemanha
Austrália
Sérvia
Gana

Grupo E
Holanda
Dinamarca
Japão
Camarões

Grupo F
Itália
Paraguai
Nova Zelândia
Eslováquia

Grupo G
Brasil
Coreia do Norte
Costa do Marfim
Portugal

Grupo H
Espanha
Suíça
Honduras
Chile

Terra