PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Deco vê Portugal melhor que 2006 e mira jogo com Costa do Marfim

18 mai 2010 - 15h06
(atualizado às 15h58)
Compartilhar

O meia Deco, convocado para a seleção portuguesa que irá disputar o Mundial da África do Sul, afirmou nesta terça-feira que a atual equipe tem mais qualidade que aquela semifinalista da Copa do Mundo de 2006, e que o primeiro jogo da equipe no Mundial, contra Costa do Marfim, é fundamental para as pretensões do time.

Portugal também enfrentará na primeira fase, pelo Grupo G, Coreia do Norte e Brasil, num jogo que será "diferente" para o jogador brasileiro naturalizado português, que não pretende comemorar um eventual gol contra o Brasil.

"Não sei como será minha reação. Mas vou estar de corpo e alma com a seleção portuguesa. Espero que seja um jogo mais tranquilo, com os dois (times) já classificados", disse Deco. "Eu não comemoraria (um gol contra o Brasil), mas ficaria feliz", completou o jogador, 32 anos, que deve disputar sua segunda e última Copa.

Deco, que trocou o Brasil pelo futebol europeu há quase 13 anos, esteve no Mundial da Alemanha, quando a seleção de Portugal chegou à semifinal, comandada pelo técnico Luiz Felipe Scolari com um time aguerrido.

Para o meia do Chelsea, a seleção de 2006 "era mais experiente", porém a atual equipe "tem mais qualidade". "Portugal não pode ser considerado favorito pela história, o máximo que chegou foi até a semifinal. Agora, em termos de seleção, acredito que temos bastante chance. Temos uma equipe forte, com um dos melhores jogadores do mundo, senão o melhor", afirmou Deco, referindo-se ao meia-atacante do Real Madrid Cristiano Ronaldo.

Ainda segundo o atleta, Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi, do Barcelona, eleito pela Fifa o Jogador do Ano em 2009, são dois jogadores "fantásticos", mas não apontou o melhor entre os dois.

"O Messi (ex-companheiro no Barcelona) é qualidade pura, que aparece uma vez a cada 20 anos, e o Cristiano é força, um maluco para treinar, um cara que não quer perder nada, e isso talvez seja o sucesso dele", disse.

Campeão europeu com o Porto e o Barcelona, Deco disse que brinca com o marfinense Didier Drogba, seu colega no Chelsea, que "quem perder o primeiro jogo está morto". "Quem ganhar dos dois (Portugal e Costa do Marfim) vai se classificar", completou ele, dando a entender que o Brasil já teria vaga garantida nas oitavas de final.

Sobre a convocação do técnico Dunga, preferiu não comentar. "Não tenho que comentar sobre isso. Seria antiético", disse ele, para depois elogiar o trabalho do treinador. "O Brasil vai sempre discutir a convocação, o que é um bom sinal, porque tem jogador sobrando. Até o momento o Dunga, está fazendo um trabalho fantástico, e se ele acredita que é assim que tem que ser, boa sorte", disse.

Para o jogador, enfrentar o Brasil em um Mundial será especial
Para o jogador, enfrentar o Brasil em um Mundial será especial
Foto: Getty Images
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade