PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Em confronto direto, Sérvia e Gana fazem "mata-mata" em estreia

13 jun 2010 - 02h45
(atualizado às 03h04)
Compartilhar

Logo em suas estreias na Copa do Mundo 2010, Sérvia e Gana já fazem um jogo que podem definir o destino de ambas as seleções na competição disputada na África do Sul. As duas equipes são consideradas as favoritas para brigar pela segunda vaga na chave que tem a Alemanha como principal força, e por isso, os três pontos no Estádio Loftus Versfeld, em Pretória, às 13h (de Brasília), são vitais para demonstrar a ambição dos times na competição.

Apesar das duas seleções serem consideradas tradicionais, apenas Gana disputou o Mundial, em 2006. Se for considerado apenas o nome, Sérvia é a estreia da equipe dos balcãs europeus. Na Copa passada disputou como Sérvia e Montenegro e nas outra noves vezes que esteve no torneio, defendeu as cores da bandeira da Iugoslávia, quando chegou duas vezes à semifinal, em 1930 no Uruguai e em 1962 no Chile.

Primeira colocada nas eliminatórias europeias em um grupo que tinha França, Romênia e Áustria, a Sérvia chega como uma das possíveis seleções que podem surpreender no continente africano. A equipe comandada por Radomir Antic mantém a tradição e leva à Copa um time técnico e com grandes estrelas do futebol europeu, como o zagueiro Vidic, os laterais Ivanovic e Kolarov, o meia Stankovic e o atacante "grandalhão" Zigic.

A preparação para o Mundial começou preocupante com uma derrota para a Nova Zelândia e um empate sem gols diante da Polônia. Mas os quatro gols marcados na vitória por 4 a 3 contra Camarões, adversário escolhido por ter o mesmo estilo de jogo de Gana, animou os sérvios. Como o segundo adversário será a Alemanha, eterna algoz da antiga Iugoslávia, um resultado positivo diante dos africanos é de extrema importância para chegar na última rodada em situação tranquila contra a Austrália, que surpreendeu a vizinha Croácia em 2006.

O confronto Sérvia x Gana será especial para uma pessoa no Loftus Versfeld. Milovan Rajevac está no comando da seleção africana desde 2008 e será a primeira vez que enfrentará o seu país de origem. Nascido em Cajetina em 1954, o treinador construiu sua carreira de forma interessante. Como atleta defendeu as equipes do Borac Cacak, do Vojovodina, do Sloboada Uzive e do principal time do país, o Estrela Vermelha. Os mesmos clubes são os que o personagem do jogo em Pretória dirigiu em sua carreira de técnico.

A classificação de Gana nas eliminatórias africanas aconteceu sem problemas, em um grupo composto por Sudão, Benim e Mali. O objetivo é repetir o Mundial de 2006 na Alemanha e passar à segunda fase, quando eliminou a República Tcheca na fase de grupo. Até hoje, os ganeses reclamam da arbitragem do brasileiro Carlos Eugênio Simon na partida contra a Itália, em que perdeu por 2 a 0 e caiu no caminho do Brasil. Com Ronaldo inspirado, no jogo em que se tornou o maior artilheiro de todas as Copas, caiu após ser goleado por 3 a 0, apesar de ter dado sufoco a equipe do então técnico Carlos Alberto Parreira.

Para acabar com o estigma de ser apenas vitorioso no continente africano e nas categorias de base, Gana estará na África do Sul desfalcada de seu principal atleta. O volante Michael Essien se lesionou na Copa Africana de Nações, competição que a equipe de Milovan Rajevac perdeu na decisão para o Egito por 1 a 0 no começo do ano, e não conseguiu se recuperar da contusão no joelho a tempo de disputar o Mundial.

A derrota por goleada pela Holanda por 4 a 1 em Roterdã no primeiro dia do mês ligou o sinal de alerta na concentração ganense, que sabe que precisará jogar mais para passar em uma chave difícil composta por além da Sérvia, Alemanha e Austrália.

Em um amistoso que aconteceu em 1997, aconteceu o único confronto entre as duas nações. Ainda com o nome de Iugoslávia, a seleção dos balcãs venceu por 3 a 1 em um torneio relizado na Coreia do Sul. Boateng abriu o marcador para os ganeses e Jokanovic, duas vezes, e Bogdanovic viraram o marcador para os iugoslavos. Nenhum jogador do confronto permanece no elenco dos times que disputarão o Mundial.

Na primeira participação em Copas, sérvios querem surpreender diante de Gana
Na primeira participação em Copas, sérvios querem surpreender diante de Gana
Foto: Reuters
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade