PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Espanha desafia "maldição" dos campeões europeus em Copas

24 jun 2010 - 06h49
(atualizado às 07h30)
Compartilhar

A Espanha, que nesta sexta-feira enfrenta o Chile pela última rodada do grupo H da Copa do Mundo da África do Sul precisando vencer, tenta quebrar uma "maldição" que persegue os campeões da Eurocopa nos Mundiais.

Espanhóis comemoram a conquista da Eurocopa de 2008, após vencer a Alemanha por 1 a 0
Espanhóis comemoram a conquista da Eurocopa de 2008, após vencer a Alemanha por 1 a 0
Foto: Getty Images

O time de David Villa e Fernando Torres, que venceu a Alemanha na decisão da Eurocopa há dois anos, na Áustria, terá que deixar para trás um fantasma que só não atrapalhou os alemães: os únicos campeões europeus que conseguiram levar o título mundial em sequência.

A então Alemanha Ocidental conseguiu o feito nos anos 70. Depois de erguer o troféu de campeã europeia em 1972, a seleção capitaneada por Franz Beckenbauer conquistou o título da Copa do Mundo realizada em seu país dois anos mais tarde.

Nenhuma seleção europeia conseguiu a mesma façanha, antes ou depois. Os campeões das três primeiras edições da Eurocopa (União Soviética, em 1960; Espanha, em 1964; e França, em 1968) também ficaram longe dos títulos nos mundiais seguintes. A Tchecoslováquia venceu a Eurocopa de 1976, mas sequer disputou o Mundial de 1978, vencido pela Argentina, que jogava em casa.

Em 1980, a Alemanha voltou a conquistar o título europeu. Dois anos depois, na Espanha, esteve perto daquele que seria seu terceiro Mundial, mas perdeu a final para a Itália de Paolo Rossi por 3 a 1.

A França foi a campeã europeia de 1984, em casa. Em 1986, no México, chegou às semifinais da Copa do Mundo, mas foi derrotada pela Alemanha, que perdeu a decisão para a Argentina.

A Holanda foi mais uma seleção a desafiar a maldição. Campeã europeia na Alemanha, em 1988, a equipe laranja não repetiu o bom desempenho na Itália, em 90, e foi derrotada nas oitavas de final pelos próprios alemães.

A Dinamarca, campeã da Eurocopa de 1992, na Suécia, ficou fora do Mundial de 1994, nos Estados Unidos, vencido pelo Brasil, em final contra a Itália.

Em 1996, na Inglaterra, o título europeu ficou com a Alemanha. Dois anos mais tarde, porém, os tricampeões mundiais ficaram nas oitavas de final da Copa da França, em 98, eliminados nas quartas pela surpreendente Croácia, com uma derrota histórica por 3 a 0.

Campeões mundiais em casa em 98, os franceses voltaram a comemorar em 2000, quando levaram a Eurocopa disputada na Holanda e na Bélgica. Na Copa do Mundo de 2002, porém, o time decepcionou, e caiu na primeira fase, sem sequer balançar as redes.

Por fim, a Grécia, surpreendente campeã europeia de 2004, em Portugal, ficou fora da Copa do Mundo da Alemanha, vencida pela Itália.

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa

EFE   
Compartilhar
Publicidade