0

Espanha "massacra" Suíça nos números, mas perde confronto

16 jun 2010
16h08
atualizado às 16h20
  • separator
Diego Garcia

A Espanha foi surpreendida e derrotada pela Suíça por 1 a 0 na estreia das duas seleções no Mundial da África do Sul. Mesmo assim, a equipe espanhola foi extremamente superior aos suíços durante todo o jogo e só perdeu no quesito mais importante: o número de gols marcados.

Foram 24 chutes a gol dos espanhóis, contra apenas oito do adversário ao longo dos 90 minutos de partida. Além disso, sofreram 21 faltas e cometeram apenas oito. Não levaram nenhum cartão, contra quatro amarelos da Suíça.

A Espanha trocou 593 passes ao longo do duelo, sendo 459 certos. Ou seja, uma média de 5,1 passes certos por minuto, ou um a cada 12 segundos. A seleção suíça realizou 278 toques de bola e acertou 160, sendo 1,7 por minuto.

Para efeito de comparação, só os três jogadores do meio-campo espanhol Busquets, Xavi e Xabi Alonso acertaram 172 passes no confronto, 12 a mais que todo o time adversário. Gelson Fernandes, autor do gol e eleito o melhor em campo pela Fifa, só deu 11 passes certos durante o embate.

Além disso, os espanhóis deram 30 cruzamentos, contra apenas 10 dos suíços. O sistema ofensivo da Espanha também foi bem balanceado, com seis ataques pela esquerda, seis pela direita e quatro pelo meio. A Suíça só atacou duas vezes pelo meio e nenhuma pelas laterais.

Confira abaixo alguns números do duelo, segundo a Fifa:

Chutes a gol:

Espanha - 24
Suíça - 8

Passes Certos:

Espanha - 459
Suíça - 160

Faltas sofridas:

Espanha - 21
Suíça - 8

Cruzamentos:

Espanha - 30
Suíça - 10

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa
SMS: receba as noticias e os gols da Seleção no seu celular; envie COPA para 83772

Espanha 0 x 1 Suíça: Veja animação do gol em 3D
Fonte: Especial para Terra
publicidade