PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Espanhóis enaltecem vaga histórica e falam em "sangue e suor"

4 jul 2010 - 05h47
(atualizado às 08h44)
Compartilhar

"Tenha você 100 anos, acabado de completar 5 ou está pelos 50, nunca viveu algo assim". É desta maneira que o jornal Marca festeja a inédita classificação da seleção espanhola para uma semifinal de Copa do Mundo, após a vitória por 1 a 0 sobre o Paraguai no sábado. Em um domingo com as capas de periódicos do país ressaltando a importância da vaga no país, a superação da equipe comandada por Vicente del Bosque também foi levada em consideração.

"Sangue, suor e vitória", lembrou o As para citar as dificuldades dos espanhóis diante dos paraguaios - o goleiro Iker Casillas defendeu um pênalti no segundo tempo, o meio-campista Xabi Alonso desperdiçou outra cobrança logo em seguida e o gol salvador de David Villa saiu apenas aos 37min da etapa complementar, após a bola se chocar caprichosamente nas duas traves. "Paraguai foi um rival fortíssimo, que levou a Espanha ao limite", acrescentou.

O Marca ilustrou sua capa deste domingo sublinhando o ineditismo da conquista dos atuais campeões europeus. "Toda a vida sonhando com um dia assim", ressaltou o diário. A Espanha, apesar de invariavelmente entrar em Copas apontada como uma das favoritas, nunca avançou a tal fase. O melhor desempenho do país em um Mundial foi o quarto lugar em 1950, numa época em que a fase decisiva era formada a partir de um quadrangular final - na ocasião, Uruguai, Brasil e Suécia ficaram à frente dos espanhóis.

O periódico esportivo também "beatificou" Casillas, que começou a Copa sob desconfianças e criticado pela imprensa por falhas antes da competição. O goleiro titular do Real Madrid e da Espanha virou "São Iker" e teve sua foto publicada na primeira página do Marca e também do El País.

Mas a festa pela classificação espanhola não fez com que os jornais locais se esquecessem dos rivais da próxima fase: os alemães, que humilharam a Argentina de Diego Armando Maradona nas quartas de final e saíram de campo com uma goleada por 4 a 0. Apesar de a exclamação "Histórico!" ocupar o espaço principal da capa do Mundo Deportivo, o diário lembrou que "o duelo de quarta-feira será contra a terrível Alemanha"".

Na Itália
A imprensa esportiva italiana também destacou o valor histórico da passagem da seleção espanhola de futebol para as semifinais da Copa do Mundo. Tanto o Corriere dello Sport como a Gazzetta dello Sport sublinharam a importância de Villa com seu quinto gol no Mundial e a emoção vivida nos últimos minutos do jogo. O protagonismo nos diários da Itália neste domingo, porém, foi a vitória da Alemanha sobre a Argentina.

Oriente
Os veículos de comunicação árabes igualmente reservaram destaque para o feito espanhol. "Espanha conquista pela primeira vez as semifinais de um Mundial", estampa em seu site o canal de televisão Al Jazeera. A edição digital da publicação Saudi Gazzete ressaltou que a Alemanha e a Espanha vão se enfrentar nas semifinais e comentou sobre as partidas de sábado, "extraordinariamente dramáticas".

A Espanha, que derrotou a Alemanha por 1 a 0 na decisão da Eurocopa de 2008, desafia os germânicos na luta por uma vaga na final às 15h30 (de Brasília) de quarta, no Estádio de Durban. Um dia antes, mas no mesmo horário, a Cidade do Cabo recebe no Green Point o outro embate de semifinais entre o bicampeão Uruguai e a duas vezes vice-campeã Holanda.

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa

Com informações da EFE

Jornal As destaca fibra espanhola no duelo com o Paraguai
Jornal As destaca fibra espanhola no duelo com o Paraguai
Foto: Reprodução
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade