PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Eto'o é expulso e Portugal bate Camarões em amistoso tenso

1 jun 2010 - 17h29
(atualizado às 19h08)
Compartilhar

Contando com a expulsão do capitão e astro camaronês Samuel Eto'o aos 32min do primeiro tempo, Portugal venceu a seleção africana nesta terça-feira por 3 a 1 em um amistoso tenso, na cidade de Covilhã (POR). Raul Meireles (duas vezes) e Nani marcaram os gols da vitória dos europeus, que enfrentarão o Brasil na primeira fase da Copa do Mundo. O atacante Webó descontou para Camarões.

Os portugueses estão no Grupo G do Mundial e fazem sua estreia contra a Costa do Marfim no dia 15 de junho. Brasil e Coreia do Norte completam a chave. Já os camaroneses integram o Grupo E, ao lado de Holanda, Dinamarca e Japão. O primeiro jogo será contra os asiáticos, em 14 de junho.

Logo no primeiro minuto da partida, o goleiro Carlos Kameni tentou fintar o atacante Liédson dentro da área e quase foi desarmado, mas a bola saiu pela linha de fundo. No lance seguinte, Raul Meireles entrou forte em Eto'o, que ficou caído no gramado, sentindo muito. Era o começo da irritação do camaronês na partida.

Marcando a saída de bola adversária, Portugal era melhor na partida. Aos 16min, o lateral Mandjeck errou passe na defesa e entregou de graça para Cristiano Ronaldo, que bateu firme para excelente defesa de Kameni. Aos 23min, outra bobeira da zaga permitiu que o volante Raul Meireles finalizasse, mas o tiro saiu por cima.

O gol finalmente chegou aos 31min. Simão avançou pela direita e cruzou para a entrada da área, onde Meireles pegou de primeira e acertou um belo chute no canto direito de Kameni. Muito irritado, Eto'o entrou de sola na coxa do lateral esquerdo Duda no minuto seguinte, e recebeu o cartão vermelho do árbitro alemão Michael Weiner. O atacante discutiu rispidamente com Cristiano Ronaldo antes de deixar o gramado, deixando o clima tenso.

Com um a mais, Portugal cresceu ainda mais no jogo. Aos 35min, Deco cruzou para Simão, mas o atacante cabeceou errado, perdendo grande oportunidade. Pouco depois, Cristiano Ronaldo pedalou para cima do zagueiro e bateu rasteiro, para outra boa defesa de Kameni.

O meia-atacante Nani entrou no segundo tempo no lugar de Liédson e, em sua primeira jogada, cruzou forte na área para Raul Meireles. O volante tentou cruzar de volta e acabou mandando a bola para o gol, supreendendo Kameni e ampliando o placar.

Camarões chegou a diminuir o prejuízo aos 23min, quando Pierre Webó encontrou cruzamento vindo do lado esquerdo e cabeceou no canto do goleiro Eduardo. Porém, Portugal balançou as redes novamente aos 35min: Cristiano Ronaldo acionou Nani na direita e o jogador do Manchester United encobriu Kameni com um toque sutil, marcando um golaço e dando números finais ao marcador.

FICHA TÉCNICA

Portugal 3 x 1 Camarões

Gols
Portugal: Raul Meireles, aos 31min do 1º tempo e a 1min do 2º tempo; Nani, aos 35min do 2º tempo

Camarões: Webó, aos 23min do 2º tempo

Personagem do jogo

Eto'o, que entrou de forma desleal em Duda e foi expulso ainda no primeiro tempo, comprometendo sua seleção

Esquema Tático de Portugal
4-3-3
Eduardo; Paulo Ferreira (Miguel), Bruno Alves (Rolando), Ricardo Carvalho e Duda (Fábio Coentrão); Pedro Mendes (Ricardo Costa), Raul Meireles e Deco; Simão (Danny), Liédson (Nani) e Cristiano Ronaldo. Técnico: Carlos Queiroz

Esquema Tático de Camarões
4-4-2
Kameni; Mandjeck, N'Koulou, Mbia e Assou-Ekotto; Alex Song (Webó), Makoun (Bong), Enoh e Emana (N'Guemo); Choupo-Moting (Idrissou) e Eto'o. Técnico: Paul Le Guen

Cartão vermelho
Camarões: Eto'o

Árbitro

Michael Weiner (ALE)

Local
Complexo Desportivo da Covilhã, Covilhã (POR)

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade