PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Ex-craques do Brasil menosprezam a rival Espanha

5 dez 2009 - 08h25
Compartilhar
Paulo Murilo Valporto
Direto do Rio de Janeiro

Favorita nas tradicionais bolsas de apostas de Londres e líder do último ranking da Fifa, a Espanha não assusta. Ao menos é o que pensam os ex-jogadores Zagallo, Roberto Dinamite e Mauro Galvão. Segundo eles, a Seleção Brasileira é favorita à conquista da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.

Os três ídolos nacionais ficaram satisfeitos com o sorteio dos grupos que foi realizado nesta sexta-feira, no qual acabou definido que o Brasil enfrentará Coreia do Norte, Costa do Marfim e Portugal na primeira fase.

Segundo o ex-zagueiro Mauro Galvão, que participou das Copas do Mundo de 1986 e 1990, ter logo na primeira fase adversários teoricamente difíceis como Portugal e Costa do Marfim é bom para a Seleção.

"Em 2006, o Brasil enfrentou adversários fracos - Croácia (1 x 0), Austrália (2 x 0) e Japão (4 x 1), além de Gana (3 x 0) na segunda fase ¿ no começo. Quando teve pela frente um time mais forte, como a França (0 x 1), acabou eliminado. Por isso, talvez seja bom encarar adversários perigosos logo de cara", afirmou, sem apontar favoritos além da própria Seleção de Dunga.

Personagem mais vitorioso da história do futebol brasileiro, Zagallo - que disputou as Copas de 1958 e 1962 como jogador, as de 1970, 1974 e 1998 como técnico e a de 1994 como auxiliar-técnico - considera, pela ordem, Brasil, Inglaterra e Itália os favoritos.

Além disso, a opinião dos apostadores ingleses e o ranking da Fifa não o impressionam. "A Espanha pode ser a surpresa. Sempre chega com banca nas competições internacionais e perde. Este ano mesmo, na Copa das Confederações, foi eliminada pelos Estados Unidos".

Sobre o grupo da Seleção na primeira fase, Mauro Galvão, Zagallo e Roberto Dinamite consideram Portugal a segunda força, com a Costa do Martim correndo por fora na disputa por uma vaga para a segunda fase.

"Portugal é sempre um bom adversário. Não sabiam atacar direito. Mas agora, com Cristiano Ronaldo, Liédson e Deco, eles melhoraram", avaliou Mauro Galvão.

Uma passagem curiosa da carreira de Zagallo como técnico foi exatamente em um amistoso do Brasil contra a África do Sul, em 1996, na capital Johannesburgo. Quando o time da casa fez 2 a 0, o treinador dos "Bafana Bafana", Clive Barker, resolveu provocar e correu em direção ao banco da Seleção Brasileira com os braços abertos, como se fosse um avião.

Quando Bebeto virou para 3 a 2, foi a vez de Zagallo repetir o gesto de Barker, mas em direção ao banco adversário.

"Isso nunca tinha me acontecido. Veja você: ser provocado pelo técnico da África do Sul! Aí eu saí correndo como se fosse um avião. Um não. Na verdade foi uma esquadrilha, porque o Prima (Luís Carlos Prima, preparador físico), o Américo Farias (supervisor) e o Luisão (massagista) vieram atrás de mim", recordou.

Eterno ídolo e atual presidente do Vasco, Roberto Dinamite participou das Copas de 1978 e 1982. O ex-centroavante aponta o Brasil como o grande favorito ao título, e a Alemanha como principal adversária.

"Mas a França e, principalmente, a Argentina não podem ser menosprezadas porque, assim como nós, possuem vários jogadores que podem desequilibrar uma partida", comentou, acrescentando.

"A Seleção do Dunga está em grande fase. Na primeira etapa, Portugal será o adversário mais chato", acrescentou.

Se a seleção favorita dos apostadores ingleses não for o bicho-papão na África do Sul - como afirmam Zagallo, Mauro Galvão e Dinamite -, poderá medir forças com o Brasil logo na segunda fase, quando o primeiro colocado do Grupo G, onde está a Seleção, enfrentará o segundo do Grupo H, formado por Suíça, Honduras, Chile e, naturalmente, a Espanha.

Brasil terá adversários complicados na primeira fase da Copa 2010
Brasil terá adversários complicados na primeira fase da Copa 2010
Foto: AFP
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade