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Fama de Paul faz com que indianos procurem polvos de estimação

15 jul 2010
05h15
atualizado às 06h54

O sucesso do polvo Paul durante a Copa do Mundo da África do Sul teve efeito imediato na Índia, onde multiplicaram os pedidos - que não podem ser atendidos - para adquirir moluscos como animais de estimação e até para "adivinhar o futuro".

"Na Índia, agora, as pessoas estão atrás dos polvos como loucos", disse Kaushik Saha, um encarregado da cadeia de lojas de animais de estimação Unique Pet Shop, que conta com estabelecimentos em várias cidades do país asiático.

Segundo Saha, muitos clientes sabem mais sobre os polvos, conhecem seu habitat, suas necessidades, cuidados e alimentação. "Antes da Copa, ninguém tinha nem ideia", disse.

Em sua loja de Nova Délhi - que fica a cerca de mil quilômetros do mar e tem temperaturas altíssimas no verão -, Saha recebe diariamente uma média de oito interessados. Ele conta que a euforia repentina pelos polvos é comum a todos seus estabelecimentos no país.

Os funcionários passam horas explicando aos interessados que "não é possível encontrar polvos na Índia", e que estes animais "não são tão fáceis de cuidar", disse à Efe Sudhir Sharma, da loja Pet Land.

Graças aos acertos nos prognósticos dos resultados do Mundial, o polvo Paul se tornou a principal atração do torneio para milhões de indianos, supersticiosos e pouco ligados às regras do futebol.

Polvo Paul virou atração da Copa do Mundo, ao acertar todos os seis palpites
Polvo Paul virou atração da Copa do Mundo, ao acertar todos os seis palpites
Foto: AFP
EFE   
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