PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Fifa define cabeças de chave; Brasil pega africanos na 1ª fase

2 dez 2009 - 07h29
(atualizado às 12h28)
Compartilhar
Renato Pazikas
Direto da Cidade do Cabo

A Fifa anunciou nesta quarta-feira, na Cidade do Cabo, os oito cabeças de chave da Copa do Mundo de 2010. África do Sul, que receberá o torneio, além de Brasil, Argentina, Itália, Alemanha, Inglaterra, Espanha e Holanda serão os líderes dos grupos. O sorteio oficial acontece às 15h (de Brasília) de sexta-feira e o Brasil já sabe de antemão que enfrentará uma seleção africana na primeira fase.

A maior dúvida sobre a definição dos cabeças de chave era sobre a presença da Holanda ou da França entre os pré-selecionados. Os holandeses, terceiros do ranking da Fifa, levaram a melhor sobre os franceses, que foram campeões mundiais de 1998, vice em 2006, mas só se classificaram para a Copa de 2010 depois de passar pela Irlanda na repescagem europeia com um gol nascido de uma jogada irregular de Thierry Henry.

Além de ter participado de todas as Copas do Mundo, o Brasil é também a única Seleção que foi cabeça de chave em todos os Mundiais, desde a primeira edição, em 1930, no Uruguai. No entanto, nas edições de 58 e 70 não houve esta divisão.

O único país que já sabe o seu grupo é a África do Sul. A equipe de Carlos Alberto Parreira encabeça a chave A, e fará a primeira partida da competição, dia 11 de junho, no Soccer City, em Johannesburgo. Os outros cabeças de chave só serão divididos nos sete grupos restantes na sexta-feira.

A Fifa também definiu a divisão dos potes para o sorteio de sexta-feira. Vale lembrar que o Brasil e Argentina não podem encarar outra seleção sul-americana na primeira fase, assim como os sul-africanos serão direcionados a não terem nenhuma seleção do mesmo continente na chave.

Como no pote 3 só há presença de seleções sul-americanas e africanas, a Seleção Brasileira terá pela frente algum país do continente que receberá a Copa de 2010. Argélia, Gana, Camarões, Nigéria ou Costa do Marfim são as opções.

Veja os potes:

Pote 1 (Cabeças de chave)

África do Sul, Brasil, Argentina, Itália, Alemanha, Inglaterra, Espanha e Holanda

Pote 2

Coréia do Norte, Coréia do Sul, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, México e Honduras

Pote 3

Nigéria, Argélia, Costa do Marfim, Gana, Camarões, Uruguai, Paraguai e Chile

Pote 4

Dinamarca, França, Grécia, Portugal, Sérvia, Eslováquia, Eslovênia e Suíça

Potes pré-definem africano no grupo brasileiro
Potes pré-definem africano no grupo brasileiro
Foto: AFP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade