PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Fifa destaca duelo "Dunga x Maradona" na Copa 2010

7 jun 2010 - 17h21
Compartilhar

Dentro os 32 treinadores que comandarão as seleções na Copa do Mundo, oito já tiveram a oportunidade de participar da competição como jogador: Dunga (Brasil), Maradona (Argentina), Fabio Capello (Itália), Javier Aguirre (México), Morten Olsen (Dinamarca), Vladimir Weiss (Tchecoslováquia), Rick Herbert (Nova Zelândia) e Huh Jungo-Moo (Coreia do Sul). E os dois primeiros podem repetir Zagallo e Franz Beckenbauer, as únicas duas pessoas que venceram o Mundial como atleta e como técnicos, segundo destaca o site da Fifa.

O único confronto entre os dois dirigindo suas respectivas seleções aconteceu nas Eliminatórias para esta Copa do Mundo no dia 5 de setembro de 2009, em Rosário. O Brasil de Dunga foi muito superior em campo e venceu por 3 a 1, com dois de Luis Fabiano e um do zagueiro Luisão, aumentando na época a crise dos vizinhos.

Dunga e Maradona tiveram a oportunidade de se enfrentar como jogadores na Copa do Mundo de 1990, na Itália, quando a Argentina eliminou o Brasil nas oitavas de final por 1 a 0 com gol de Caniggia, após receber passe do atual treinador da seleção rival. O jogo ficou marcado pelo episódio da "água batizada", revelado anos depois pelo ex-camisa 10 argentino. O ex-lateral Branco bebeu uma água "adulterada" dada pelos rivais.

Outro curiosidade é que Maradona conquistou a Copa do Mundo em 1986 no México, quatro anos do confronto com o Brasil em Turim, e Dunga levantou a taça quatro anos depois, em 1994, quando o Brasil conquistou o tetracampeonato após passar pela Itália nos pênaltis.

Zagallo foi o primeiro futebolista a conquistar o Mundial em ambas as funções. Como jogador ganhou a Taça Jules Rimet em 1958 e 1962 como jogador e em 1970 como treinador. Já Beckenbauer conquistou a Copa de 1974 como capitão da seleção da Alemanha Ocidental e como técnico em 1990, após derrotar a Argentina de Maradona na final.

Alguns casos de ex-jogadores como técnicos marcaram a história das Copas. Após conquistar o bicampeonato mundial em 1958 e 1962 ao lado de Zagallo, Didi enfrentou o Brasil em 1970 como treinador do Peru nas quartas de final e endureceu a partida para Pelé, Tostão, e cia.

Situação semelhante a de Ricardo La Volpe, campeão pela Argentina como jogador em 1978. Em 2006 enfrentou seus compatriotas como técnico do México nas oitavas de final. Em um jogo complicado, a seleção bicampeã mundial venceu na prorrogação com um golaço de Maxi Rodríguez.

Na competição que começa na sexta-feira, com a partida entre África do Sul e México, Dunga e Maradona entram com suas seleções entre as principais favoritas e podem fazer mais uma vez história na Copa do Mundo.

Dunga venceu Maradona no único duelo entre os dois como treinadores
Dunga venceu Maradona no único duelo entre os dois como treinadores
Foto: AFP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade