PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Fifa faz apelo para ter Mandela na abertura da Copa

8 jun 2010 - 09h04
(atualizado às 09h20)
Compartilhar

Antonio Prada
Direto de Johannesburgo

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, tem feito apelos pessoais, por intermédio de amigos comuns a Nelson Mandela, para que o grande líder da África do Sul compareça à cerimônia de abertura da Copa do Mundo, na próxima sexta-feira, no Soccer City.

A presença de Mandela ainda não foi confirmada, a três dias do jogo inaugural entre África do Sul e México. A família alega a idade avançada e a saúde precária como razões públicas, o que não deixa de ser relevante para quem completa 92 anos no dia 18 de julho.

Nos tensos bastidores, no entanto, afloram também descontentamentos de Mandela e família com a organização do evento. A presença do ex-presidente no estádio daria o aval para os atos do governo e do comitê organizador.

Ambos são criticados por desmandos, ganância e corrupção. Membros da família de Mandela consideram esses atos indignos do legado original proposto por Mandela quando lutou pela primeira Copa num país africano.

No enredo que por enquanto separa Mandela da abertura de um dos maiores eventos esportivos do mundo há versões desconexas, silêncio de políticos e organizadores e um grande nervosismo nos bastidores envolvendo a Fifa e até patrocinadores do evento.

O governo sul-africano, o Comitê Organizador local, a Federação de Futebol Sul-Africana e a Fifa chegaram a confirmar a presença. O presidente da entidade máxima do futebol chegou até a fazer uma declaração pública de que espera contar com Mandela no dia 11 de junho.

"O legado para esse evento será celebrar a humanidade africana, na figura de Nelson Mandela. Que ele esteja aqui no começo da Copa, na tribuna. Será um momento alto do evento", disse Blatter durante uma visita ao Soccer City, no último dia 3.

Mas a família insiste que, devido ao estado de saúde, o líder não irá ao estádio no dia 11 de junho. O neto Mandla Mandela foi categórico em entrevista na semana passada.

"Eu, como membro e em nome da família, decidi que seria realmente um desafio levar meu avô em um dia frio de inverno ao estádio para assistir ao jogo", disse, em entrevista concedida à imprensa local. "Nós, como sul-africanos, e também a comunidade internacional, precisamos começar a considerar sua saúde. Eu sei que ele não estará na partida inicial".

Mandla vai além, dando pistas das razões políticas de uma eventual decisão de ausência de Mandela na abertura do evento. "Nós, como família, somos independentes. Não temos nenhum membro com qualquer posição na Fifa. Nós não temos nenhum papel no torneio deles, e não ser sermos obrigados a estar lá".

Até o treinador Carlos Alberto Parreira entrou na polêmica. Um dia depois de fazer uma visita à casa de Nelson Mandela, ao lado dos jogadores da seleção da África do Sul, o técnico brasileiro afirmou que o ex-presidente do país estará na abertura da Copa do Mundo.

"Ele vai. Está confirmado. Saiu em um jornal que ele não iria ao jogo, mas no dia seguinte a família dele mandou uma nota dizendo que ele iria à abertura". A família continua negando.

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa

A presença de Mandela na abertura da Copa é uma incognita na África
A presença de Mandela na abertura da Copa é uma incognita na África
Foto: Fundação Nelson Mandela / EFE
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade