PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Fifa proíbe "malandragem" e atacante norte-coreano será goleiro

3 jun 2010 - 09h13
(atualizado às 09h16)
Compartilhar

A seleção da Coreia do Norte tentou aplicar um golpe sobre a Fifa, mas a instituição máxima do futebol não aceitou e o atacante Kim Myong-Won será obrigado a atuar como goleiro durante a Copa do Mundo. Os norte-coreanos tentaram burlar o regulamento oficial da entidade, ao inscrever o centroavante como goleiro, mas com o objetivo de utilizá-lo em sua posição original. Para os asiáticos, isso ajudaria a ter mais força ofensiva.

O regulamento da Copa indica que cada seleção terá que enviar à Fifa uma lista final de 23 convocados, como fez a Coreia do Norte. Entretanto, o regulamento também afirma que três destes têm que ser goleiros. Neste caso, estes três atletas não podem atuar fora de sua posição original, exatamente para não dar espaço à "malandragem" que tentou ser feita.

A Fifa já avisou que a Coreia do Norte não poderá usar Kim Myong-Won como jogador de linha.

"As listas de elenco que os times entregaram à Fifa no dia 1º de junho de 2010 são finais e não podem mais ser modificadas. Nas listas finais não podem haver mais do que 23 jogadores, entre os quais três têm que ser goleiros. A única exceção é no caso de uma lesão séria de um jogador da lista dos 23. Este pode ser substituído até 24 horas antes da primeira partida da equipe na competição", disse a Fifa.

"Os três jogadores que estão listados como goleiros só podem jogar como goleiros durante a Copa e não podem atuar na linha. Isto será comunicado aos times na reunião de chegada das equipes e será reafirmado nos dias de jogos. Então, respondendo concretamente a pergunta a respeito do jogador norte-coreano: Kim Myong-Won não poderá jogar como jogador de linha caso ele tenha sido posto na lista como goleiro", finalizou.

A delegação norte-coreana desembarca na África do Sul para a disputa do Mundial
A delegação norte-coreana desembarca na África do Sul para a disputa do Mundial
Foto: Reuters
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade