PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Gana encara Austrália por liderança e "orgulho africano"

19 jun 2010 - 03h22
(atualizado às 08h19)
Compartilhar
Diego Garcia

A equipe de Gana entra em campo nesta sexta-feira, às 11h (de Brasília), em Rustemburgo, para enfrentar a Austrália e salvar o desempenho dos africanos no Mundial. Até o momento, a seleção ganesa foi a única do continente a triunfar no torneio, na vitória sobre a Sérvia por 1 a 0 na estreia.

Em uma semana de Copa, as equipes africanas decepcionaram o público continental e não conseguiram vencer suas partidas. A expectativa antes do início da competição era de que essas nações conseguissem fazer bonito e alcançar ao menos as semifinais, o que seria um feito inédito. As melhores participações de seleções da África em Mundiais foram duas quartas de final, com Camarões em 1990, e Senegal, em 2002.

Até agora, a anfitriã África do Sul e a Argélia perderam uma partida e empataram outra, a Nigéria foi derrotada em seus dois embates, Camarões perdeu seu único confronto (joga pela segunda rodada nesta sexta, às 15h30, contra a Dinamarca) e a Costa do Marfim empatou sem gols na estreia (entra em campo novamente neste domingo, às 15h30, contra o Brasil). Ou seja, apenas Gana venceu no Mundial e é, por enquanto, a maior esperança da África em 2010.

Já a Austrália busca, no Estádio Royal Bafokeng, sua segunda vitória em Copas. Foram oito duelos em três participações (1974, 2006 e 2010), com cinco derrotas, dois empates e apenas um triunfo, o de 3 a 1 sobre o Japão no Mundial anterior. Será o primeiro confronto dos australianos contra uma equipe africana nesse torneio em toda a história.

No entanto, Austrália e Gana já se enfrentaram em seis ocasiões e a supremacia é da seleção que disputa as Eliminatorias Asiáticas. São quatro vitórias, um empate e uma derrota, com sete gols marcados e três sofridos. O último encontro foi em um amistoso na cidade de Sidney, no dia 23 de maio de 2008, e acabou com um magro 1 a 0 para a equipe da casa.

Os ganeses também brigarão por uma marca bem considerável. Das 13 nações africanas que já disputaram Mundiais, ela é a única - ao lado de Senegal - que possui um retrospecto positivo em Copas (mais vitórias que derrotas). São três triunfos e duas derrotas em dois torneios disputados (2006 e 2010), contra duas vitórias, dois empates e uma derrota dos senegaleses, em 2002.

Em caso de novo triunfo, Gana alcança a liderança do Grupo D, com seis pontos em dois jogos. Em segundo lugar aparecem alemães e sérvios, com três pontos cada. A Austrália ainda não pontuou e precisa vencer para continuar na briga pela classificação. Em caso de nova derrota, precisa bater a Sérvia por goleada na última rodada e torcer por nova vitória dos ganeses, mas sobre a Alemanha.

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa

Gyan Asamoah marcou o gol da vitória de Gana por 1 a 0 sobre a Sérvia na estreia
Gyan Asamoah marcou o gol da vitória de Gana por 1 a 0 sobre a Sérvia na estreia
Foto: AFP
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade