2 eventos ao vivo

Ganês vira "inimigo alemão" depois de tirar Ballack da Copa

18 mai 2010
08h56
atualizado às 12h05

A partida entre Alemanha e Gana em 23 de junho, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo, promete ser bastante quente. Após protagonizar a jogada que lesionou Michael Ballack no último sábado, durante a final da Copa da Inglaterra entre Chelsea e Portsmouth, o ganês Kevin-Prince Boateng, que curiosamente nasceu em Berlim, virou um "inimigo" em seu país natal.

Filho de mãe alemã e pai ganês, o meia Boateng chegou a defender as seleções de base da Alemanha antes de optar pela nação africana. Após essa escolha polêmica, ele criou um verdadeiro escândalo com o lance que tirou Ballack do Mundial.

Na segunda-feira, o diário alemão Bild foi quem liderou a campanha contra Boateng, avaliando que ele cometeu uma "falta grosseira e revanchista", visto que havia discutido com Ballack na partida pouco antes da contusão.

Pai de Kevin, Prince Boateng, que atuou pela seleção de Gana como jogador, admitiu que o relacionamento do filho com o meia do Chelsea não era dos melhores, mas negou ter havido maldade no lance.

Em entrevista ao jornal Hamburg Morning Post, ele lembrou que em 2006 Ballack ironizou Kevin quando este marcou seu primeiro gol pelo Herta Berlim, algo que o jovem, 23 anos, jamais esqueceu.

Coincidentemente, o outro filho de Prince, o zagueiro e lateral direito Jérôme Boateng foi pré-convocado por Joachim Low e está treinando com a Alemanha na Itália. Desde já, o técnico descartou algum tipo de retaliação ao defensor do Hamburgo devido à ruptura dos ligamentos do tornozelo direito do capitão alemão.

A polêmica envolvendo Boateng e Ballack deve chegar até a área judicial, visto que Michael Becker, advogado do vice-campeão da Copa do Mundo de 2002, anunciou nesta terça-feira que apresentará uma denúncia contra o ganês.

"Para mim, a entrada de Boateng não foi apenas uma entrada dura, e sim uma lesão intencional", afirmou Becker à agência alemã SID. "Podemos fazer uma valorização jurídica e isto inclui, ao mesmo tempo, as consequências civis e penais".

Em 2002, a imprensa inglesa já havia "perseguido" um estrangeiro por razão semelhante. Em abril daquele ano, o volante argentino Aldo Duscher quebrou o pé de David Beckham em um encontro entre Deportivo La Coruña e Manchester United pelas quartas de final de Liga dos Campeões da Europa. O lance quase tirou o meia da Copa do Mundo, em cuja primeira fase Argentina e Inglaterra também se encontraram, assim como acontecerá com Alemanha e Gana.

Com informações da agência AFP

Ballack foi lesionado por Boateng, ganês que nasceu em Berlim e cujo irmão foi convocado pela Alemanha
Ballack foi lesionado por Boateng, ganês que nasceu em Berlim e cujo irmão foi convocado pela Alemanha
Foto: Reuters
Fonte: Terra
publicidade