PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Gosto mais da Espanha porque joga melhor, diz ídolo holandês

10 jul 2010 - 07h35
(atualizado às 08h43)
Compartilhar

Apesar da Holanda decidir neste domingo o título da Copa do Mundo da África do Sul contra a Espanha, o craque holandês Johan Cruyff disse em entrevista publicada neste sábado pelo jornal italiano La Gazzetta Dello Sport que gosta mais da seleção espanhola "porque joga melhor".

"A Espanha tem grandes qualidades individuais. Parece uma cópia do Barcelona com seu bloco base, com um toque de bola mais fluido e espetacular que o da Holanda", afirmou Cruyff, que foi jogador e técnico do time catalão.

Na hora de responder para quem vai torcer, o ex-craque holandês disse que, pelo coração, torcerá pela Holanda. Contudo, pelo modo de jogar apoiará para a Espanha", e que ficará feliz com quem quer que vença a final.

"Me sinto muito holandês. Antes do Mundial, estive três semanas com a seleção, jogando golfe com Bert van Marwijk (treinador da Holanda). Mas na Espanha há muitos jogadores que sinto como meus porque os vi crescer com (Frank) Rijkaard e (Josep) Guardiola no Barcelona", explicou.

Para Cruyff, que não quis apontar um favorito para a final da Copa, seus compatriotas podem bater a Espanha caso consigam "controlar o jogo" do conjunto dirigido por Vicente Del Bosque.

Perguntado sobre se é possível comparar a seleção da Holanda da década de 70 com a atual equipe espanhola, Cruyff disse que as comparações são perigosas.

"É possível dizer que a Espanha, como minha Holanda, encontrou uma geração de ótimos jogadores", comentou.

Cruyff também falou sobre as eliminações de Brasil e Argentina e opinou que os brasileiros não souberam "aproveitar seu potencial".

Já a respeito dos argentinos, o holandês questionou por que jogadores como Javier Zanetti e Esteban Cambiasso não estiveram na Copa. Por fim, elegeu como maiores decepções neste Mundial a França e a Itália.

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa

Ídolo do Barcelona e da seleção holandesa, Cruyff diz que prefere o jogo bonito dos espanhóis
Ídolo do Barcelona e da seleção holandesa, Cruyff diz que prefere o jogo bonito dos espanhóis
Foto: Getty Images
EFE   
Compartilhar
Publicidade