PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Há 8 anos Brasil festejava o penta; veja fatos do dia 30 de junho

30 jun 2010 - 04h45
(atualizado às 06h34)
Compartilhar

Há exatos oito anos o Brasil comemorava a conquista do pentacampeonato mundial na cidade de Yokohama, no Japão, com a vitória sobre a Alemanha por 2 a 0, gols de Ronaldo, que terminaria como artilheiro da competição. Apesar da falha no primeiro gol da decisão, o goleiro alemão Oliver Kahn foi eleito o melhor jogador da Copa.

Veja outros fatos do dia 30 de junho em Copas do Mundo:

- 1954: o húngaro Sandor Kocsis marca dois gols na prorrogação na vitória da Hungria por 4 a 2 sobre o Uruguai (após empate por 2 a 2 no tempo regulamentar) e garante a classificação da seleção de seu país à final, vencida pela Alemanha. Kocsis foi o artilheiro do torneio, com 11 gols.

- 2002: Ronaldo, o melhor atacante do Mundial, supera a decepção de quatro anos antes e marca os dois gols da vitória brasileira na final contra a Alemanha, que valeu o pentacampeonato ao Brasil. Ronaldo foi o artilheiro da Copa da Ásia com oito gols - desde o Mundial da Argentina, em 1978, o artilheiro da competição não terminava com mais de seis gols.

- 2002: ainda na conquista do penta, Cafu faz história como o único jogador que disputou três finais consecutivas de Mundiais, com dois títulos (1994 e 2002) e a derrota para a França em 1998. Cafu jogou também o Mundial da Alemanha, em 2006.

- 2006: Alemanha vence a Argentina nos pênaltis, pelas quartas de final, em Berlim. A equipe germânica é a única que participou de quatro disputas de pênaltis, vencendo todas.

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa

Cafu beija a taça do penta no Estádio Internacional de Yokohama, no Japão
Cafu beija a taça do penta no Estádio Internacional de Yokohama, no Japão
Foto: Getty Images
EFE   
Compartilhar
Publicidade