0

Holanda vence segundo amistoso pré-Copa com goleada sobre Gana

1 jun 2010
17h30
atualizado às 18h29

No primeiro amistoso com o grupo de jogadores definido para a Copa do Mundo, a Holanda demonstrou força em Roterdã e venceu Gana por 4 a 1, nesta terça-feira, no Estádio De Kuip. Kuyt, Van Der Vaart, Sneijder e Van Persie marcaram os gols dos donos da casa. Asamoah Gyan anotou o único tento da seleção africana.

A Holanda que venceu o México na semana passada, faz mais um amistoso antes de viajar à África do Sul. No domingo, enfrenta a Hungria, às 9h (de Brasília), na Arena de Amsterdã. No mesmo dia Gana encara a Letônia na Inglaterra.

O técnico Bert Van Marwijk surpreendeu na escalação ao escalar Affelay na vaga de Van Der Vaart. A alteração no time titular deu certo e o atleta do PSV desperdiçou a primeira oportunidade no segundo minuto de partida.

O gol era questão de tempo devido ao comando da Holanda no jogo e aconteceu aos 30min. Van Persie recebeu passe de Sneijder e chutou para defesa do goleiro Kingston. Mas a bola sobrou livre para Kuyt completar para o fundo das redes e abrir o marcador no De Kuip.

Sufocada pela Holanda no primeiro tempo, quando teve apenas 30% da posse de bola, Gana teve seis alterações para o segundo tempo e chegou a equilibrar a partida, apesar de não ameaçar o gol defendido por Boschker.

Aos 18min, Van Der Vaart entrou na vaga de Afellay e mudou a cara da partida. Dez minutos depois, o meia do Real Madrid tabelou com Van Bommel e apenas tocou por baixo na saída do goleiro para marcar o segundo gol holandês na partida.

Em uma bobeira da zaga da Holanda, Gana ameaçou uma reação aos 34min. Após chutão do goleiro Kingston, a dupla de zagueiros "bateu cabeça" e Asamoah Gyan finalizou para diminuir o marcador.

Só que dois minutos depois, Sneijder marcou o terceiro gol da seleção europeia. Van Der Vaart cobrou escanteio aberto para a entrada da área e o meia da Inter de Milão pegou de primeira e ampliou a vantagem dos donos da casa.

Faltava o gol de Van Persie, que aconteceu aos 41min. Van Der Vaart foi derrubado na área pelo goleiro Kingston. O atacante do Arsenal pegou a bola e converteu a penalidade, completando a boa vitória da Holanda sobre Gana.

A Holanda está no Grupo E da Copa do Mundo e estreia no dia 14 de junho contra a Dinamarca, às 8h30 (de Brasília), no Soccer City, em Johannesburgo. Japão e Camarões completam a chave.

Já Gana estreia um dia antes contra a Sérvia em Pretória, às 11h (de Brasília). A equipe africana está no Grupo D, que ainda conta com Alemanha e Austrália.

Ficha técnica

HOLANDA 4 x 1 GANA

Gols
Holanda: Kuyt aos 30min do 1º tempo, Van Der Vaart aos 28min do 2º tempo, Sneijder aos 36min do 2º tempo e Van Persie aos 41min do 2º tempo
Gana: Asamoah Gyan aos 34min do 2º tempo

Esquema Tático da Holanda
4-2-3-1
Vorm (Boschker); Van der Wiel, Heitinga, Mathijsen, Van Bronckhorst; De Jong, Van Bommel; Kuyt (Babel), Sneijder (Elia), Afellay (Van Der Vaart); Van Persie. Técnico: Bert Van Marwijk.

Esquema Tático de Gana
4-4-2
Kingson; Paintsil, Sarpei, Vorsah (Mensah), Addy; Annan (Asamoah), Boateng, Appiah (Asamoah Gyan), Muntari (Ayew); Owusu-Abeyie (Tagoe) e Amoah (Adiyiah). Técnico: Milovan Rajevac.

Cartões Amarelos
Gana: Mensah, Adiyiah e Asamoah Gyan

Árbitro
Svein Oddvar Moen

Estádio: De Kuip, Roterdã (HOL)

Amoah não conseguiu parar De Jong na goleada holandesa em Roterdã
Amoah não conseguiu parar De Jong na goleada holandesa em Roterdã
Foto: AP
Fonte: Terra
publicidade