PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Ídolo dos "All Blacks" exalta campanha da Nova Zelândia na Copa

25 jun 2010 - 12h40
Compartilhar

O rúgbi é o esporte nacional da Nova Zelândia. Um dos principais ídolos da modalidade no país, o ex-jogador Michael Jones, afirmou que a campanha da seleção neozelandesa de futebol na Copa do Mundo da África do Sul - que deixou a competição após três empates no Grupo F, contra Eslováquia (1 a 1), Itália (1 a 1) e Paraguai (0 a 0) -, não tem paralelos no esporte local, informa nesta sexta-feira o jornal NZ Herald.

Segundo o veículo, Jones disse que quando se analisa a participação da Nova Zelândia no Mundial de futebol deste ano, levando-se em conta o que o esporte representa para o país, percebe-se um toque especial nessa campanha, sem comparação mesmo com outras grandes conquistas esportivas neozelandesas - algo que, para ele, os puristas do esporte reconhecerão.

O ex-atleta campeão mundial em 1987 pelos "All Blacks" (apelido do time em referência à cor preta do uniforme principal) também afirmou que toda uma geração será influenciada pelos jogadores que atuaram nos campos sul-africanos, e será motivada a praticar o futebol. Ele adverte, porém, que o rúgbi continuará a ser o esporte número um do país, pois está enraizado na alma do povo neozelandês.

Além do Mundial deste ano, a Nova Zelândia havia disputado apenas uma edição da competição, em 1982. Na oportunidade, a equipe, conhecida em seu país como "All Whites" (em razão do uniforme número um inteiro branco) foi goleada por todos os adversários, incluindo o Brasil (4 a 0).

Na última quinta-feira, com a vitória por 3 a 2 da Eslováquia sobre a Itália, o time neozelandês chegou perto da classificação: precisava de uma vitória simples contra o Paraguai para avançar às oitavas de final. A partida terminou empatada, e com isso os representantes do Grupo F que avançaram para a próxima etapa da Copa foram as seleções eslovaca e paraguaia.

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa

Equipe da Oceania chega perto da classificação; com vitória simples sobre o Paraguai alcançaria as oitavas
Equipe da Oceania chega perto da classificação; com vitória simples sobre o Paraguai alcançaria as oitavas
Foto: Reuters
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade