PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Imbatível, polvo Paul é premiado com a "taça da Copa"

12 jul 2010 - 09h30
(atualizado às 13h07)
Compartilhar

O animal sensação do período de Copa do Mundo foi premiado nesta segunda-feira com uma réplica da cobiçada Taça Fifa. Depois de acertar todos os resultados a que foi "consultado", inclusive acertando a vitória da Espanha sobre a Holanda, o oráculo polvo Paul recebeu o troféu em seu aquário, na cidade de Oberhaunsen, na Alemanha.

Paul se tornou uma celebridade durante a Copa da África do Sul ao acertar resultado atrás de resultado da seleção alemã na Copa do Mundo. Duas pequenas iscas eram colocadas em caixas de acrílico, que desciam tampadas para seu aquário: para fazer a previsão, o molusco destampava o objeto e pegava sua comida.

Dessa forma, Paul "previu" que a Alemanha estrearia com vitória sobre a Austrália e, também, que seria derrotada na segunda rodada pela Sérvia. O animal também acertou o triunfo sobre Gana no final da primeira fase e, depois, as classificações da equipe de Joachim Löw contra Inglaterra e Argentina nas oitavas e quartas de final.

Depois, o molusco cefalópode se viu no centro de uma confusão quando apontou que a Espanha eliminaria a Alemanha nas semifinais. Revoltados, os germânicos pediram a morte do animal, que deveria ser cozinhado com azeite e servido à mesa. Mas Paul mostrou estar certo: os espanhóis venceram por 1 a 0 e chegaram à decisão. O polvo também acertou que a Alemanha venceria o Uruguai na disputa de terceiro lugar e que a Espanha superaria a Holanda na grande decisão.

Depois do polvo do Aquário de Oberhausen, uma série de animais pelo mundo surgiram como possíveis "oráculos": um jacaré na Austrália, um chimpanzé na Estônia, um urso panda na Tailândia, um periquito em Cingapura e um boi sagrado na Índia. Nenhum, porém, com o mesmo prestígio de Paul.

Paul, que também havia sido consultado durante a Eurocopa de 2008, não teve um aproveitamento perfeito como neste Mundial. Há dois anos, ele havia errado dois resultados ao longo da campanha do vice-campeonato alemão: a vitória da Croácia na primeira fase e da Espanha na grande decisão. Em ambos, o molusco havia escolhido a bandeira com as cores preto, vermelho e amarelo.

Todo o sucesso do polvo na Copa do Mundo despertou o interesse da cidade espanhola de Carballiño, disposta a comprar o animal do Aquário de Oberhausen por 30 mil euros (algo em torno de R$ 67 mil) para torná-lo a atração principal da tradicional Festa do Polvo da região.

Polvo Paul ganha réplica da Taça Fifa:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade