PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Insinuante, México domina Itália e vence fácil em Bruxelas

3 jun 2010 - 16h13
(atualizado às 17h16)
Compartilhar

Com uma atuação pouco inspirada, a atual campeã mundial Itália foi presa fácil para o México nesta quinta-feira, em amistoso disputado em Bruxelas, capital da Bélgica. Com gols de Vela e Medina, a seleção da América do Norte fez 2 a 1 e conseguiu a primeira vitória de sua história sobre os europeus, que descontaram com o zagueiro Bonucci no fim do jogo.

Os italianos estão no Grupo F da Copa do Mundo, ao lado de Paraguai, Eslováquia e Nova Zelândia. Já os mexicanos integram o Grupo A e abrem o Mundial no dia 11 de junho, contra a anfitriã África do Sul. França e Uruguai são as seleções que completam a chave.

A Itália até começou mais perigosa, mantendo a posse de bola, e finalizou logo aos 2min, em cabeçada forte de Iaquinta que obrigou o goleiro Pérez - de apenas 1,72 m - a fazer grande defesa. Na sobra, Gilardino cabeceou novamente, mas por cima do gol. Os mexicanos responderam aos 8min, em chute do volante Torrado da entrada da área, para fora.

Aos poucos, o México se soltava e trocava passes rápidos no ataque, contando com sua jovem linha ofensiva formada por Javier Hernández (22 anos), Carlos Vela e Giovani dos Santos (ambos com 21). Aos 16min, Giovani dominou pela direita e levantou com precisão na área para Vela. O atacante do Arsenal (ING), livre, não teve dificuldades para abrir o placar.

Depois do gol, os comandados de Javier Aguirre cresceram no jogo e passaram a dominar. Aos 25min, Salcido chutou de longe e a bola passou rente à trave de Buffon. A Itália só ameaçava na bola parada, sempre com Pirlo. Aos 27min, o volante do Milan bateu falta para boa defesa de Pérez; na sequência, ele cobrou escanteio para cabeçada perigosa de Bonucci, que perdeu boa chance ao mandar para fora.

Os dois times fizeram alterações no intervalo: Marcello Lippi tirou o inoperante Di Natale e colocou seu companheiro de Udinese, Simone Pepe, aberto pela direita; já Aguirre trocou o zagueiro Rafa Márquez pelo veloz ponta Barrera, que quase ampliou no primeiro minuto da segunda etapa. Ele aproveitou falha na saída de bola italiana e tocou na saída de Buffon, mas errou o alvo.

O México seguiu melhor. Aos 7min, Vela acelerou pela esquerda e cruzou para Hernández, mas o atacante, recém-contratado pelo Manchester United, errou a bola. Dois minutos depois, Vela voltou a aparecer bem, chutando forte da entrada da área, mas por cima da meta.

Sem ser ameaçado, o time da América do Norte fechou o placar aos 39min. O veterano Blanco deu lindo lançamento para Medina, que escapou por trás da zaga italiana, invadiu a área e encheu o pé, sem chances para Buffon.

No fim, a Itália ainda achou um gol para diminuir o prejuízo. Aos 43min, após cobrança de escanteio, Bocchetti desviou na trave e Bonucci marcou na sobra. Guardado quase fez o terceiro dos mexicanos nos acréscimos, mas parou em Buffon dentro da área.

FICHA TÉCNICA

Itália 1 x 2 México

Gols
Itália: Bonucci, aos 43min do 2º tempo

México: Vela, aos 16min do 1º tempo, e Medina, aos 39min do 2º tempo

Esquema Tático da Itália
4-3-3
Buffon; Zambrotta (Maggio), Bonucci, Cannavaro (Bocchetti) e Criscito; Pirlo (Palombo), De Rossi (Quagliarella) e Marchisio; Di Natale (Pepe), Gilardino (Pazzini) e Iaquinta. Técnico: Marcello Lippi

Esquema Tático do México
3-4-3
Pérez; Rodríguez (Moreno), Márquez (Barrera) e Osorio; Aguilar, Juárez (Guardado), Torrado e Salcido; Giovani dos Santos (Medina), Vela e Hernández (Blanco). Técnico: Javier Aguirre

Cartões amarelos
Itália: Marchisio e Bonucci
México: Hernández, Pérez, Salcido, Torrado e Blanco

Árbitro

Johan Verbist (BEL)

Local
Estádio King Baudoin, Bruxelas (BEL)

México mostrou um futebol rápido e dominou a Itália durante quase toda a partida
México mostrou um futebol rápido e dominou a Itália durante quase toda a partida
Foto: Reuters
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade