PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Itália só empata com a Suíça e chega à Copa sob desconfiança

5 jun 2010 - 17h39
(atualizado às 18h45)
Compartilhar

No último teste antes da estreia na Copa do Mundo da África do Sul, a atual campeã mundial Itália não passou de um empate por 1 a 1 com a Suíça, em Genebra. O time de Marcello Lippi saiu atrás, mas buscou o empate ainda no começo do jogo com o atacante Quagliarella.

Com a exibição sem brilho deste sábado e a derrota por 2 a 1 para o México no amistoso anterior - um jogo em que foi amplamente dominada - a seleção italiana chega ao Mundial, novamente, sem estar entre as mais badaladas.

Os italianos estão no Grupo F da Copa e estreiam no dia 14 de junho, diante do Paraguai. Eslováquia e Nova Zelândia completam a chave. Já a Suíça está no Grupo H, ao lado de Chile, Honduras e Espanha - adversária do primeiro jogo, dia 16 de junho.

Sem seu principal armador, o volante Andrea Pirlo, que sofre com uma lesão na panturrilha, a Itália começou devagar e sofreu um gol logo aos 10min. O volante suíço Gökhan Inler - que atua no Campeonato Italiano, pela Udinese - avançou pelo meio, puxou para a perna esquerda e soltou a bomba no canto do goleiro Marchetti, que substituiu o titular Buffon.

Ao contrário do que aconteceu na partida contra o México, os campeões mundiais melhoraram após o gol e mantiveram a partida equilibrada. O empate veio aos 14min: após bola alçada na área, Quagliarella ganhou a dividida com o zagueiro Senderos e encobriu o goleiro Benaglio com um belo toque de cabeça.

As duas equipes marcavam a saída de bola adversária e marcavam forte no meio, dificultando a criação de chances de gol. A Itália foi mais perigosa até o fim da primeira etapa, com boa movimentação do centroavante Pazzini, da Sampdoria.

As equipes diminuíram o ritmo no segundo tempo e criaram ainda menos chances de gol. Quagliarella teve a chance de virar aos 5min, mas bateu em cima do goleiro Wölfli, que substituiu Benaglio no intervalo. A Itália errou passes em sequência e a Suíça parecia satisfeita com o resultado, valorizando a posse de bola e esfriando a partida.

FICHA TÉCNICA

Suíça 1 x 1 Itália

Gols
Suíça: Inler, aos 10min do 1º tempo
Itália: Quagliarella, aos 14min do 1º tempo

Esquema Tático da Suíça
4-4-2
Benaglio (Wölfli); Lichtsteiner, Senderos, Grichting e Ziegler (Magnin); Huggel, Inler, Fernandes (Shaqiri) e Behrami (Barnetta); Frei (Hakan Yakin) e Nkufo (Derdiyok). Técnico: Ottmar Hitzfeld

Esquema Tático da Itália
4-3-3
Marchetti; Maggio, Bocchetti, Chiellini e Zambrotta (Criscito); Gattuso (Iaquinta), Palombo e Montolivo; Cossu (Pepe), Pazzini (Gilardino) e Quagliarella (Di Natale). Técnico: Marcello Lippi

Cartões amarelos
Suíça: Lichtsteiner e Magnin
Itália: Bocchetti, Gattuso e Chiellini

Árbitro

Hervé Piccirillo (FRA)

Local
Stade de Genève, em Genebra (SUI)

Quagliarella marcou o gol de empate da Itália com uma bonita cabeçada
Quagliarella marcou o gol de empate da Itália com uma bonita cabeçada
Foto: AP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade