PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Jogadores da Espanha participam de ação para Fundação Mandela

6 jul 2010 - 02h04
(atualizado às 07h50)
Compartilhar

Semifinalistas da Copa do Mundo da África do Sul defendendo a seleção espanhola, David Villa, Xabi Alonso e Xavi Hernández deixaram as atenções da partida decisiva contra a Alemanha de lado momentaneamente para participar de uma ação benéfica em favor da Fundação Nelson Mandela.

Os três jogadores autografaram quadros pintados por artistas africanos, nos quais eles são retratados durante o Mundial. As obras serão leiloadas no site Ebay.

Todo o montante arrecadado com os quadros serão revertidos em prol da Fundação 46664, criada pelo ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, para ajudar na prevenção e combate ao vírus HIV, responsável por causar a Aids. No país anfitrião da Copa, a taxa oficial de infectados pelo vírus da Aids é de 12%, equivalente a 5,7 milhões de soropositivos, numa população de 48 milhões de habitantes.

Desde 14 de junho, os artistas Paul Junior Kasemwana e Espoir Kennedy retratam pinturas de momentos do mundial protagonizados por atletas patrocinados pela Adidas, que apoia a iniciativa da fundação de Mandela - batizada com a inscrição que o ex-presidente utilizou quando era prisioneiro em Robben Island, na Cidade do Cabo, onde ficou de 1964 até 1991, por 27 anos.

Ao final de cada jogo, os artistas pintam o que consideram mais importante e reproduzem em quadros de grande formato (270 por 210 centímetros) algumas imagens que já foram captadas pela câmeras de televisão.

Organizados em uma exposição, intitulada "Live quest" (Busca da vida), os quadros estão sendo apresentados em Sandton, bairro nobre ao norte de Johanesburgo. Além dos espanhóis, os últimos dos quadros oferecidos pela exposição reúnem outros protagonistas das semifinais como Diego Forlán (Uruguai), Robin van Persie (Holanda) e Bastian Schweinsteiger (Alemanha). Além disso, ex-jogadores como Fernando Hierro e Ruud Gullit acrescentaram sua assinatura em alguns dos quadros da campanha.

A Espanha, que chega a uma semifinal de Copa pela primeira vez em sua história, enfrenta a Alemanha nesta quarta-feira, em Durban, valendo passagem para a grande final da Copa, no próximo domingo, no Estádio Soccer City, em Johannesburgo.

Com informações da AFP.

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa

Villa, Xabi Alonso e Xavi autografaram quadros que serão fundados pela Fundação 46664, criada por Mandela
Villa, Xabi Alonso e Xavi autografaram quadros que serão fundados pela Fundação 46664, criada por Mandela
Foto: AFP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade