2 eventos ao vivo

Jornais de Gana dizem que país está com "coração partido"

3 jul 2010
10h55

Gana era a única representante da África nas quartas de final da Copa do Mundo. A seleção também poderia ser a primeira do continente a atingir as semifinais do torneio. A equipe, ainda, teve um pênalti marcado nos acréscimos da partida da última sexta-feira contra o Uruguai, quando o jogo estava empatado. André Ayew desperdiçou a cobrança, e o confronto, ao final, foi decidido nos pênaltis, com vitória dos sul-americanos. Esse turbilhão de emoções com triste final para os atletas de Gana se refletiu também na imprensa do país, que estampou em suas manchetes o desapontamento com a eliminação na primeira Copa realizada em solo africano, informa neste sábado o site oficial da Fifa.

O maior jornal ganense, o Daily Graphic, ligado ao governo local, afirmou, em sua primeira página, que o "Uruguai acabou com o sonho das estrelas" (em referência ao apelido da seleção, "estrelas negras"). Já o The Ghanian Times, órgão também do governo de Gana, estampou: "a história desvia das estrelas". Segundo este veículo, todos com sangue africano no mundo torciam para a seleção ganense, que teve uma saída dolorosa do Mundial. O The Ghanian Times também enaltece a atuação dos atletas do país na competição, e faz um apelo para que não haja especulações sobre eventuais culpados pela derrota.

Já o Daily Graphic afirma que eliminação para a seleção uruguaia, nos pênaltis, foi de "partir o coração". De acordo com informações divulgadas no site da Fifa, o veículo africano dedicou seu editorial à performance de Gana, que, segundo ele, comportou-se nobremente na derrota. O Daily Guide, por sua vez - mais lido entre os periódicos privados no país -, divulgou, na primeira página, a mensagem "estrelas partem corações". Este jornal também salientou que a seleção ganense carregava consigo as aspirações de todo um continente.

Após vencer Gana, o Uruguai enfrenta a Holanda, na próxima terça-feira, às 15h30, na Cidade do Cabo, pelas semifinais da Copa do Mundo da África do Sul. Fazia 40 anos que a seleção sul-americana não atingia essa fase do torneio.

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa

Assim como ocorreu com os atletas, imprensa ganense também acusa "golpe" da eliminação contra o Uruguai
Assim como ocorreu com os atletas, imprensa ganense também acusa "golpe" da eliminação contra o Uruguai
Foto: Reuters
Fonte: Terra
publicidade