PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Jornais enaltecem melhor Espanha da história e citam "Puyolazo"

8 jul 2010 - 06h09
(atualizado às 06h22)
Compartilhar

Os jornais espanhóis esbanjaram otimismo com a primeira ida do país à final de uma Copa do Mundo. Depois da vitória da seleção de Vicente del Bosque por 1 a 0 sobre a Alemanha na quarta-feira, os diários desta quinta colocaram o time vermelho como o melhor da nação na história e exaltaram o gol do zagueiro Carles Puyol, que selou a classificação em Durban.

"Os melhores do mundo", noticiou o Marca, com otimismo para a decisão do próximo domingo, no Soccer City, contra a Holanda. "E, no domingo, os campeões do mundo", acrescentou o periódico, diante de uma imagem da comemoração de Puyol com Sergio Ramos, David Villa, Xabi Alonso e Gerard Piqué.

Os jornais El Mundo e El País foram muito semelhantes em suas manchetes: "A melhor Espanha", estampou o primeiro, enquanto o segundo publicou sua capa com "A melhor Espanha, à final". Este, aliás, escreveu logo abaixo que o embate com a tricampeã Alemanha foi o jogo "mais espetacular" da seleção.

Mas o time espanhol, com sua base formada por jogadores do Barcelona (seis dos titulares desta quarta atuam no clube azul-grená: Piqué, Puyol, Xavi, Andrés Iniesta, Sergio Busquets e Pedro, além do recém contratado Villa), não foi deixado de lado. A Catalunha abusou da exaltação à região.

"Viva Espanha!", comemorou o As, utilizando o termo Visca ("viva", em catalão). O periódico ainda lembrou em sua primeira página uma das frases de Del Bosque na entrevista depois da partida: "Todos os que jogaram foram uns javalis", declarou o técnico.

Uma festa tradicional da Espanha no mês de julho também foi comparada à vitória sobre a Alemanha: o sanfermines, em lembrança a San Fermin. As comemorações em Pamplona têm início em 6 de julho, com um "chupinazo" - ou seja, um show pirotécnico.

"Chupinazo" foi a palavra em maior destaque na capa do La Vanguarda, diante de uma foto em que o zagueiro do Barcelona celebra o gol decisivo. "Puyolazo", escreveu o Mundo Deportivo, misturando o termo utilizado para designar o show pirotécnico com o nome de Puyol.

Países que nunca conquistaram a Copa, Holanda e Espanha decidirão o título de 2010 em Johannesburgo às 15h30 (de Brasília) de domingo. Quem vencer alcançará França e Inglaterra no patamar de países que levantaram a taça uma vez na história.

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa

Jornais da Espanha festejam vaga na final
Jornais da Espanha festejam vaga na final
Foto: Reprodução
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade