PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Jornal lista 20 "loucuras" do excêntrico técnico do Chile

25 jun 2010 - 11h33
(atualizado às 11h39)
Compartilhar

O argentino Marcelo Bielsa não é chamado de "El Loco" ("O Louco") à toa. Por isso, o jornal espanhol Marca resolveu listar 20 anedotas que justificaram o apelido do atual técnico do Chile.

Nascido em Rosário em 21 de agosto de 1955, Bielsa disputa na África do Sul sua segunda Copa do Mundo. Em 2002, chegou à Coreia do Sul e ao Japão com o status de favorito no comando da Argentina, mas o time decepcionou e caiu já na primeira fase. Oito anos depois, ele precisa de um empate às 15h30 (de Brasília) desta sexta-feira na partida contra a Espanha para classificar os chilenos às oitavas de final.

Confira a lista das 20 loucuras de Marcelo Bielsa:

1. O hotel do Newell's Old Boys

No início de sua carreira como treinador, Bielsa dirigiu o Newell's entre 1990 e 1992. Certa vez, ele levou a equipe a vários hotéis modestos - de duas estrelas. Os jogadores ameaçaram protestar, mas o técnico sufocou as manifestações com inteligência.

2. Um treinador jovem

Muito precoce, Bielsa conquistou o primeiro título de sua carreira de técnico em 1990, o Apertura do Campeonato Argentino. Na época, ele tinha apenas 35 anos.

3. Os vídeos
À Copa do Mundo de 2002, Bielsa levou 7 mil vídeos para se distrair. "Se eu perder, sinto-me inabilitado para a felicidade", justificou-se.

4. O tour pela Argentina
Ainda começando sua trajetória de treinador, Bielsa foi solicitado a trabalhar com jovens. Como solução, dividiu o mapa da Argentina em 70 partes e passou por todas elas de carro. Em cada vilarejo, perguntava por um jovem e, a qualquer momento, contratava-o. Foi assim que acertou com o zagueiro Mauricio Pochettino, contratado com 13 anos de idade às 3h da madrugada. Em 2002, o jogador disputaria o Mundial.

5. A perua
Bielsa chegou a inslatar um aparelho de videocassete em sua perua para poder assistir a partidas enquanto ia do centro de treinamento a sua casa. Quem conduzia o veículo era seu auxiliar.

6. A barreira
Um dia, foi a Cáli, na Colômbia, e viu que um time local treinava faltas com uma barreira móvel. Pediu que tirassem fotos da novidade e depois, de volta à Argentina, fabricaram-lhe uma idêntica.

7. A pergunta do corredor
Uma vez, Bielsa parou um jogador no corredor e lhe perguntou: "qual dos seus companheiros deve marcar fulano... nos cruzamentos que vêm da direita?"

8. O sangue
Antes de uma partida decisiva entre Colômbia e Argentina, entrou no vestiário e disse aos seus atletas: "ouçam, ali fora (no estádio) cheira a sangue".

9. A negociação
Contratado pelo Espanyol, de Barcelona, em julho de 1998, Bielsa só comandou o time por três partidas. Após passar vários dias negociando com Daniel Sánchez Llibre, atualmente o presidente do clube, aceitou um convite da seleção argentina.

10. Táticas ofensivas
Com o Newell's, Bielsa escalava um 4-3-3; no Vélez Sarsfield, preferia um 3-3-1-3 e na estreia pelo Chile, colocou em campo um 3-2-2-3.

11. Auxiliares milionários
Só a equipe de trabalho de Bielsa na comissão técnica do Chile ganha 1,6 milhões de euros por ano (R$ 3,5 milhões), um recorde na história da seleção chilena.

12. Pregos e madeiras
Na concentração do Chile, Bielsa foi visto certa vez à meia-noite pregando tábuas de madeiras na entrada do gramado para que os funcionários não pisassem e consequentemente estragassem o campo.

13. De classe econômica
Para disputar um amistoso em La Coruña, na Espanha, Bielsa pediu passagens de primeira classe para os jogadores, enquanto ele viajou na classe econômica junto aos roupeiros.

14. O ioga
De acordo com a imprensa chilena, Bielsa deu aulas de ioga aos atletas antes da Copa do Mundo da Àfrica do Sul.

15. A super-barreira
Na concentração do Chile em Santiago, Bielsa literalmente fechou o lugar contra a presença dos empresários dos jogadores. Cinco metros antes do portão de entrada, foi contruída uma barreira.

16. O escritório
O treinador mandou que instalassem um pequeno escritório na África do Sul no qual pode editar vídeos.

17. O "elogio" a Redondo
Quando dirigira a seleção argentina, Bielsa foi visitar seus jogadores que atuavam na Europa. Ao ex-volante Fernando Redondo, que defendia o Real Madrid, disse: "em primeiro lugar, eu não gosto de você, porém tenho que ver todos".

18. O sargento de ferro
Bielsa chegou a colocar os jogadores do Newell's Old Boys para se concentrarem em uma base militar. Informou a eles que o telefone só poderia ser utilizado em casos únicos.

19. O ministro
Um dia, o treinador ligou para seu irmão, Rafael Bielsa (que foi ministro de Relações Exteriores da Argentina entre 2003 e 2005), e lhe disse que havia se arrependido de ter dedicado ao parente uma vitória: "fui um egoísta", argumentou.

20. Os contratos
Depois de ser eliminado na primeira fase do Mundial de 2002 com a Argentina, renovou o contrato; após ganhar de forma inédita a medalha de ouro olímpica para o país em Atenas 2004, pediu demissão.

Apelidado de "El Loco", Marcelo Bielsa teria dado até aulas de ioga aos atletas
Apelidado de "El Loco", Marcelo Bielsa teria dado até aulas de ioga aos atletas
Foto: Reuters
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade