PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Jornal: norte-coreanos "piratearam" transmissão de abertura da Copa

13 jun 2010 - 02h07
(atualizado às 02h11)
Compartilhar

A agência de notícias sul-coreana Yonhap noticiou neste sabado que uma gravação da cerimônia de abertura da Copa do Mundo e da partida inaugural do torneio entre África do Sul e México, - ambos os eventos ocorridos na última sexta-feira -, foram transmitidos ilegalmente pela televisão estatal norte-coreana (KCTV, na sigla em inglês), de acordo com o jornal Sunday Times.

A acusação foi feita pela emissora sul-coreana Seoul Broadcasting System (SBS, em inglês), que detém os direitos de transmissão do Mundial da África para toda a península coreana - que também inclui a parte norte. A rede da Coreia do sul disse que tomará as medidas legais assim que souber como os norte-coreanos conseguiram a gravação utilizada para a retransmissão.

No início desta semana, a SBS afirmou que já havia procurado a KCTV para oferecer a transmissão da Copa do Mundo, já que as duas partes da península estão representadas no torneio - a Coreia do Sul está no Grupo B, enquanto a Coreia do Norte é a adversária de estreia no Brasil, no Grupo G.

Contudo, as negociações entrs as redes de TV foram suspensas por conta das tensões entre os dois governos, em virtude do naufrágio de um navio de guerra sul-coreano em março, próximo à fronteira marítima entre os dois países. O ataque vitimou 46 marinheiros e foi atribuído pelos sul-coreanos ao governo do ditador Kim Jong-Il, da Coreia do Norte, que negou a autoria do ataque.

Por conta disso, as negociações foram interrompidas e a transmissão da Copa de 2010 não chegaria à Coreia do Norte - que em 2006 recebeu as imagens da Copa sem custos, já que a Coreia do Sul subsidiou o valor dos direitos de transmissão, como parte da política de aproximação diplomática com seus vizinhos, separados desde 1953.

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa
SMS: receba as noticias e os gols da Seleção no seu celular; envie COPA para 83772

Norte-coreanos não tinham os direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2010
Norte-coreanos não tinham os direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2010
Foto: AFP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade