PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Klose iguala Pelé; Argentina segue invicta há dez jogos em Copas

27 jun 2010 - 19h57
(atualizado às 21h10)
Compartilhar
Rafael Thomé

Mais duas partidas das oitavas de final da Copa do Mundo de 2010 foram disputadas neste domingo, com a classificação de Alemanha e Argentina que agora se enfrentam, mais uma vez, nas quartas de final do certame. A Fifa destacou o reencontro, além de uma marca histórica alcançada por Miroslav Klose.

A partida deste domingo, entre Inglaterra e Alemanha, marcou o encontro entre duas seleções com médias de idade bem distintas. Os jogadores comandados por Fabio Capello têm em média 29 anos e dois meses, sendo mais novos apenas que os brasileiros - 29 anos e três meses -, enquanto que o selecionado de Joachim Löw é o terceiro mais novo na Copa do Mundo, com 25 anos e 5 meses.

Apesar de contar com jogadores novos, foi o veterano Miroslav Klose, 32 anos, que fez história neste confronto. Com o tento marcado contra os ingleses, o atacante alcançou a marca de 50 gols em partidas internacionais, sendo superado apenas por Gerhard Müller, que anotou 68 gols em 62 partidas - destes, 14 foram em Mundiais, sendo o último o gol do título de 1974 sobre a Holanda. Além disso, Klose chegou aos 12 gols marcados em Copa do Mundo, igualando a marca de Pelé, e ficando apenas três gols atrás de Ronaldo, maior artilheiro da história das Copas.

Do outro lado do campo, estava Wayne Rooney. Durante as Eliminatórias Europeias o atacante era apontado como possível melhor jogador da Copa do Mundo e responsável por boa parte do favoritismo inglês para levar o título mundial. Porém, o tempo mostrou que a história é feita pelos homens e não por especulações. Em quatro partidas disputadas no Mundial 2010, Rooney teve poucas chances e não marcou um tento sequer, chegando ao recorde negativo de nove partidas sem anotar pela seleção inglesa.

A derrota por 4 a 1 para a Alemanha foi o primeiro jogo que a Inglaterra perdeu por mais de dois gols de diferença numa Copa do Mundo. Esta foi também a sétima vez que os ingleses enfrentaram um campeão mundial na fase de mata-matas em território estrangeiro, e mais uma vez não tiveram sucesso. A esquadra britânica soma cinco derrotas e dois empates (sendo eliminada nos pênaltis em ambas oportunidades) em jogos contra Brasil (1962 e 2002), Alemanha (1970, 1990 e 2010) e Argentina (1986 e 1998).

Diferentemente da Inglaterra, que chegou às quartas de final apenas oito vezes na história, a Alemanha está entre os oito melhores pela 15ª vez, em 17 participações de um total de 19 edições da Copa do Mundo. Das outras 14 vezes, os alemães avançaram de fase em 11 oportunidades, parando nas quartas de final apenas três vezes. Pior para a Argentina, sua próxima adversária, que ainda lamenta a eliminação nos pênaltis para os germânicos nesta fase no Mundial de 2006 e nunca viu a Alemanha ser eliminada nesta fase do torneio por uma seleção que não fosse europeia.

Para reencontrar a Alemanha nesta fase da Copa, a Argentina teve de superar o México em partida realizada no estádio Soccer City, em Johannesburgo. Com dois gols de Tevez e um de Higuaín, os argentinos venceram por 3 a 1 e completaram 10 jogos seguidos sem derrota em Copa do Mundo. Já são sete vitórias e três empates (um destes é a supracitada eliminação para os alemães, nos pênaltis, em 2006).

Esta foi a nona partida de mata-mata disputada pela Argentina desde que eliminou o Brasil nas oitavas de final da Copa de 1990, na Itália. Desde então, os argentinos não haviam vencido nenhuma no tempo regulamentar, até este domingo. Nos oito confrontos anteriores foram quatro derrotas, três vitórias nos pênaltis e uma na prorrogação.

À frente da seleção "albiceleste" está o ex-jogador Diego Maradona. O craque que marcou época com a camisa 10 já soma nove jogos de invencibilidade no comando da Argentina. A última derrota sofrida foi em 14 de Novembro de 2009, quando a Espanha venceu amistoso disputado em Madri por 2 a 1. Nesta partida, Lionel Messi fez o que ainda não conseguiu nesta Copa do Mundo: marcar um gol. Por isso, nada melhor que uma revanche contra os rivais alemães para o sucessor de Maradona tentar quebrar esse jejum.

Klose se antecipa ao goleiro James e marca o primeiro da Alemanha, seu 12º em Copas
Klose se antecipa ao goleiro James e marca o primeiro da Alemanha, seu 12º em Copas
Foto: Reuters
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade