PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Lenda inglesa poupa Capello e ataca estrelas apagadas

20 jun 2010 - 06h09
(atualizado às 06h21)
Compartilhar

Após dois empates da Inglaterra nas duas primeiras partidas pelo Grupo C da Copa do Mundo, um dos principais jogadores da história do país saiu em defesa do técnico Fabio Capello e criticou os atletas. Para Bobby Charlton, campeão mundial em 1966, o treinador italiano não deve ser o único culpado em caso de um vexame, mas sim os jogadores teriam grande parcela de responsabilidade.

Os ingleses estrearam na África do Sul empatando por 1 a 1 com os Estados Unidos. Na segunda rodada, não conseguiram mais do que um 0 a 0 com a desconhecida seleção da Argélia.

"A Inglaterra está à beira de um fracasso na Copa do Mundo, que nos transformaria em uma piada aos olhos do resto do planeta futebolístico", escreveu Charlton, em sua coluna no jornal Daily Mail deste domingo.

Para não deixar a Copa ainda na primeira fase, a Inglaterra precisa vencer a Eslovênia, atual líder da chave com quatro pontos ganhos. Independentemente do resultado e do futuro dos britânicos no Mundial, os atletas devem ser os responsáveis, segundo o mito do futebol do país.

"O sucesso ou a decepção da Inglaterra pertencerá aos jogadores", disse Bobby Charlton, antes de alfinetar os atletas. "Eles não podem deixar todas as responsabilidades nas costas do técnico. Deve haver alguns que não estão confortáveis com o sistema que o Capello quer usar, mas eles precisam ouvir o que o técnico diz e aceitar que as coisas serão de tal forma", acrescentou.

Bobby Charlton reclamou das atuações dos meio-campistas Frank Lampard e Steven Gerrard e disse, também, não estar encantado com o atacante Wayne Rooney. Especialmente no empate sem gols com os argelinos, na última sexta.

"Eu nunca vi jogadores de classe mundial perderem a bola como naquele jogo. Eles pareciam não serem capazes de passar a bola com precisão mesmo em uma distância pequena. Todos aparentavam estar exaustos e sem criatividade", prosseguiu.

O ex-jogador especulou algumas razões para o momento da seleção inglesa: pressão, treinos, condição física, preparação, dedicação nos treinamentos. De qualquer maneira, não deixou Capello passar "ileso" de questionamentos.

"O técnico tem que provar seu valor, não apenas resgatando a confiança dos atletas nos vestiários, mas também acertando na preparação e nas escolhas de jogadores e esquema tático", encerrou.

Inglaterra e Eslovênia se enfrentam às 11h (de Brasília) de 23 de junho, terça-feira, na decisão do futuro dos britânicos na Copa do Mundo. Nos mesmos dia e horário, os Estados Unidos medem forças com a Argélia.

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa

Bobby Charlton eximiu Capello de culpa integral e lembrou responsabilidade dos atletas
Bobby Charlton eximiu Capello de culpa integral e lembrou responsabilidade dos atletas
Foto: AFP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade