PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Lenda italiana critica esquema "suicida" e pede mais atacantes

15 jun 2010 - 06h02
(atualizado às 06h35)
Compartilhar

Um dos maiores defensores da história da seleção italiana expressou descontentamento com o esquema defensico de Marcello Lippi na estreia do país na Copa do Mundo, nesta segunda-feira. Após ver o empate por 1 a 1 com o Paraguai, o ex-líbero Franco Baresi chamou o esquema de "suicida" e afirmou que a equipe necessita de mais jogadores para o setor ofensivo.

"A Itália é uma seleção que precisa crescer, aprender a ser mais dura e contundente. Precisa chegar mais e criar mais ocasiões de gol", reclamou Baresi, em sua coluna no jornal El País desta terça-feira.

"Para mim, há apenas uma solução: sem um passador, sem um jogador de peso ou alguém capaz de dar o último passe, como Totti, Del Piero ou Cassano, a Itália não pode jogar apenas com um centroavante. É um suicídio", emendou.

Baresi lembrou a superioridade técnica da seleção italiana sobre a paraguaia e, por isso, classificou a maior posse de bola do time de Lippi como "obrigação". O ex-defensor, contudo, sugeriu que a melhora do único país que pode se tornar penta na África do Sul seja como na segunda etapa.

"Marcello Lippi colocou o Marchisio como armador, uma posição que não é a dele porque nunca jogou por ali. Com a saída dele, a Itália começou a ter espaços. Não pelo Marchisio em si, mas porque Lippi mudou o desenho tático e colocou o Iaquinta ao lado do Gilardino. Com dois na frente, em vez de um, o time cresceu e criou ocasiões de gol. Na primeira parte, não havia dado um chute a gol sequer", criticou.

Campeão mundial em 1982 pela Itália, o jogador que atuou por 20 temporadas com a camisa do Milan disse ter se surpreendido até agora somente com a Alemanha. Baresi, aliás, criticou o conservadorismo de algumas equipes, que preferiam segurar o empate a buscar uma vitória.

"Das seleções que já estrearam, a única que me surpreendeu foi a Alemanha, pelo jogo rápido e dinâmico. Vi partidas demasiadamente táticas. Parece que vale mais empatar que buscar a vitória, há demasiado medo de perder", opinou, antes de torcer por novidades nos próximos jogos. "Espero que Brasil, Espanha e Portugal mudem a dinâmica desta estreia de Copa", finalizou.

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa
SMS: receba as noticias e os gols da Seleção no seu celular; envie COPA para 83772

Esquema de Lippi foi criticado por Franco Baresi
Esquema de Lippi foi criticado por Franco Baresi
Foto: AP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade