PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Maradona foi o último a ser flagrado no antidoping em Copa

10 jun 2010 - 13h32
(atualizado às 13h48)
Compartilhar

O atual técnico da seleção da Argentina, Diego Armando Maradona, foi o último caso de doping registrado em uma Copa do Mundo, nos Estados Unidos, há 16 anos.

Em 30 de junho de 1994, o exame de Maradona deu positivo para efedrina. A urina foi coletada cinco dias antes, na partida contra a Nigéria. Desde então, a Copa vem desfrutando de tranquilidade absoluta em matéria de doping, 16 anos sem testes positivos.

A Fifa se propôs a evitar que um caso como o de Maradona se repetisse. Nas mostras de urina de Maradona recolhidas naquele Mundial apareceram restos de vários estimulantes,como efedrina, fenilpropanolamina, pseudoefedrina, norpseudoefedrina e metaefedrina.

Antes dele, apenas outros dois jogadores tinham dado positivo em uma Copa, o haitiano Jean Joseph, na Alemanha 1974, e o escocês Willie Johnston, na Argentina 1978.

A Comissão Médica da Fifa anunciou há quatro meses que realizaria pelo menos 575 exames antidoping (de sangue e urina), entre o dia 22 de março e o dia 11 de julho, nos jogadores que disputarão a Mundial.

Em controles fora da época da competição, são sorteados oito jogadores. Após cada partida, dois por equipe serão submetidos aos exames, que custam entre US$ 300 e US$ 400 cada. As análises são realizadas no laboratório de Bloemfontein.

No último domingo, a Fifa efetuou exames entre jogadores da seleção argentina às 8h, em Pretória, o que gerou queixas dos examinados. O preparador físico, Fernando Signorini, considerou "uma falta de respeito".

A Seleção Brasileira viveu experiência parecida já em terras sul-africanas. Nesta quarta-feira, cinco titulares e três reservas foram chamados às 6h, horário local, quando ainda dormiam no hotel de Johanesburgo, para serem submetidos ao controle antidoping.

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa

A Copa do Mundo de 1994 foi o último torneio que Maradona disputou pela seleção argentina
A Copa do Mundo de 1994 foi o último torneio que Maradona disputou pela seleção argentina
Foto: Simon Brutty/Allsport / Getty Images
EFE   
Compartilhar
Publicidade