PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Messi empolga, mas Argentina expõe falhas e fragilidades

13 jun 2010 - 07h08
Compartilhar
Fabio de Mello Castanho
Direto de Johannesburgo

Do técnico Maradona a qualquer jogador do atual grupo argentino, a opinião após a vitória por 1 a 0 diante da Nigéria, no última sábado, era unânime: Lionel Messi fez uma partida empolgante e deu sinais de que pode mostrar o futebol de melhor do mundo na Copa da África do Sul.

"A melhor partida dele pela seleção argentina", disse Verón. "Fantástico. Sabíamos que poderíamos contar com ele nestas horas", disse Jonas Gutierrez. "Só faltou o gol dele", completou Mascherano.

Mas por trás da euforia pela atuação de Messi, algumas preocupações, manifestadas por Maradona durante a entrevista pós-jogo. A principal delas: a dificuldade em marcar gols diante de um grande número de chances criadas.

"Quando se perde muitos gols, acabam empatando. Essa é a lei do futebol. Graças a Deus não aconteceu isso aqui hoje, porque quando se erra muito no ataque, sempre se toma um gol de rebote ou cruzamento", disse.

Durante a partida, o goleiro Enyeama se destacou ao agarrar quatro bolas chutadas por Messi. Porém, pelo menos na última delas, o mérito tem de ser divido com a ineficiência na conclusão do argentino. Mesmo cara a cara, o camisa 10 chutou em cima do arqueiro.

Em outra oportunidade, já no segundo tempo, Messi chutou para fora mesmo sozinho, em uma posição em que costuma ser fatal. Pior fez Higuaín, que no primeiro tempo perdeu um gol na pequena área, com o goleiro praticamente vencido no lance. Tevez também pouco apareceu em campo.

"Não podemos perdoar mais", pediu Maradona, que durante a preparação em Pretória abusou dos treinos de finalização. Deve reforçar as atividades no fundamento nesta semana e Diego Milito, que entrou apenas no final do segundo tempo, pode ganhar uma chance.

Erros

Outros dois problemas devem ser corrigidos com urgência por Maradona para o jogo contra a Coreia do Sul, na próxima quinta. O mais evidente deles é o posicionamento de Jonas Gutierrez, improvisado como lateral direito.

O volante de origem não se sentiu bem na posição e a Nigéria criou as principais jogadas em suas costas. Do estádio, era possível ver, no jargão futebolístico, uma "avenida aberta" pelo lado direito argentino.

Fora isso, erros de passes no meio de campo proporcionaram contra-golpes mal aproveitados pelos nigerianos. A defesa, especialmente Samuel, demonstrou insegurança em muitos momentos, com cortes precipitados e saídas de bola erradas.

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa
SMS: receba as noticias e os gols da Seleção no seu celular; envie COPA para 83772

Argentina 1 x 0 Nigéria: Veja animação do gol em 3D:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade