PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Ministério prevê aprovação de Lei Geral da Copa só em 2012

8 nov 2011 - 19h14
Compartilhar

A Lei Geral da Copa, que estabelece um conjunto de normas exigidas pela Fifa para a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, só deve ser aprovada no Congresso no ano que vem, avaliou nesta terça-feira o Ministério do Esporte.

De acordo com nota divulgada pela pasta, com o pedido feito por parlamentares nesta terça para que sejam realizadas mais 20 sessões da comissão especial da Câmara que analisa o projeto de lei, a aprovação do texto deve acontecer somente no primeiro semestre de 2012.

"As previsões iniciais eram de que o projeto de lei passaria pela Câmara e pelo Senado ainda em 2011. A intenção é receber por volta de 50 pessoas em audiências públicas, promover quatro seminários fora de Brasília e votar o relatório final (da comissão) antes do recesso parlamentar, no início de dezembro", informou nota do Ministério.

A Fifa, entidade que comanda o futebol mundial e que organiza a Copa do Mundo, tem pressa na aprovação da Lei Geral da Copa. O secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol e do Comitê Organizador Local da Copa, Ricardo Teixeira, participaram nesta terça de audiência na comissão especial criada pelos parlamentares.

Apesar da previsão do Ministério do Esporte, o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), disse que a intenção tanto da Câmara quanto do Senado é aprovar o lei o mais rápido possível.

"Nós tivemos um entendimento sobre a necessidade de que haja uma celeridade na velocidade na votação do projeto que trata da Lei Geral da Copa", disse ele a jornalistas, após almoço com Teixeira, Valcke e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo. "Nós queremos aprovar o mais rápido possível."

"A aprovação da Lei Geral da Copa é importante porque a partir disso começa a se organizar as questões mais específicas da Copa", disse Maia.

Ainda há arestas que a Fifa quer aparar na Lei Geral da Copa, como o direito de estudantes a meia entrada e a proibição de venda de bebidas alcoólicas em estádios do país.

Sobre os ingressos, o secretário-geral da Fifa disse que os idosos terão seu direito a meia entrada respeitado, e que os estudantes podem ser beneficiados através de uma categoria especial de ingressos disponível apenas para brasileiros, com preço em torno de 25 dólares.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade