PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Multidão invade ruas de Madri; Barcelona tem comemoração discreta

7 jul 2010 - 21h06
(atualizado em 8/7/2010 às 05h29)
Compartilhar

Milhares de pessoas comemoraram durante a noite desta quarta-feira a vitória da Espanha sobre a Alemanha, por 1 a 0, pela semifinal da Copa do Mundo, e sua classificação para a final. Em Barcelona a alegria era mais discreta e alemães lamentavam a eliminação em Mallorca.

Os torcedores comemoraram a vitória com buzinaços e os passageiros dos carros agitavam bandeiras pelas janelas, cantando durante todo o trajeto que vai do passeio de La Castellana e as praças de Colón, enquanto muitos outros se dirigiam para a praça de Cibeles, onde se concentrava uma multidão de torcedores.

Um forte dispositivo policial foi mobilizado para garantir a segurança nas ruas com grande concentração de pessoas e as estátuas das praças Colón e Cibeles foram cercadas com barreiras para evitar que os torcedores subissem nelas.

Duas horas antes da partida, cânticos, vuvuzelas, bandeiras espanholas e tambores acompanhavam os torcedores que se concentraram a assistir o jogo, ao ar livre, ao lado do Estádio Santiago Bernabéu, do Real Madrid.

"Estamos eufóricas. Merecíamos ganhar", comemoravam Julia e Nuria, ambas de 18 anos, enquanto ao seu lado um jovem se jogava no chão de alegria e um cão dava pulos.

"Sim, sim, sim, este ano sim", "eu sou espanhol, espanhol, espanhol", "Villa, Villa, Villa, Villa maravilha" e "Espanha, Espanha, Espanha" foram alguns dos cânticos repetidos pela torcida para comemorar a classificação inédita da Espanha para a final do Mundial, que a seleção disputará com a Holanda, no domingo, em Johannesburgo.

Em Barcelona, região de forte sentimento indepencialista da Catalunha, a festa foi mais discreta, apesar de nove jogadores do Barcelona serem titulares da seleção espanhola.

Mil e quinhentas pessoas, sobretudo estrangeiros, turistas e imigrantes se concentraram entre a Fuente e a Rambla de las Canaletas, local tradicional de comemorações dos torcedores do clube.

Enquanto isso, em Palma de Maiorca, nas ilhas Baleares, a colônia alemã e os milhares de turistas não escondiam sua decepção. "Nein!" (Não) se ouviu na Playa de Palma da boca dos torcedores alemães, quando Puyol marcou o gol que deu a vitória para a Espanha.

"Perdemos contra a Espanha na Eurocopa 2008, agora perdemos para eles no Mundial: duas vezes em dois jogos importantes é demais", queixava-se Judith, uma alemã de 18 anos.

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa

Classificação inédita leva espanhóis às ruas de Madri:
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade