PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Nigéria perde gols incríveis e é eliminada pela Coreia do Sul

22 jun 2010 - 17h22
(atualizado em 23/6/2010 às 07h08)
Compartilhar

A Coreia do Sul foi a campo em Durban precisando de um empate para se classificar - desde que a Grécia não vencesse a Argentina, na outra partida no Grupo B - e conseguiu conter o ímpeto dos nigerianos até o fim da partida. Com os 2 a 2, os asiáticos garantiram a vaga às oitavas de final e frustraram a torcida no Durban Stadium.

» Veja fotos de Nigéria e Coreia do Sul

» Assista aos gols 3D de Nigéria x Coréia do Sul

» Dê a sua nota para os jogadores de Nigéria x Coreia do Sul

A Nigéria entrou em campo inevitavelmente precisando da vitória, já que até então não somava nenhum ponto. Os sul-coreanos, por sua vez, poderiam até se classificar com um empate, mas com a mesma pontuação da Grécia, estaria com seu futuro nas mãos dos argentinos.

Os africanos sofreram dois gols de bola parada, mas buscaram o empate na segunda etapa e foram melhores até o final. Porém, perderam chances incríveis e esbarraram na firme defesa asiática para a decepção da torcida.

Com a classificação às oitavas de final, a Coreia do Sul terá pela frente o Uruguai, no próximo sábado, às 11h (de Brasília). Os asiáticos retornam à segunda fase pela primeira vez desde o quarto lugar do Mundial 2002.

O jogo

A Nigéria precisava da vitória para se classificar e não demorou a chegar ao gol. Logo aos 11min, Odiah arrancou pela direita, driblou dois coreanos e cruzou; Uche se antecipou a Cha Du Ri para abrir o placar, enchendo os africanos de esperança.

A Coreia não pareceu se abalar, manteve a posse de bola, mas só chegava ao gol de Enyeama com chutes de fora da área, sem grande perigo. Os africanos pareciam nervosos, em busca da primeira vitória na competição.

Aos 35min, a Nigéria conseguiu furar o bloqueio dos asiáticos e o atacante Uche acertou uma bomba, que explodiu na trave. Mas apenas dois minutos depois os africanos receberam o castigo, em bola parada.

Aos 37min, após levantamento da esquerda de Ki Sung Yueng, Lee Jung Soo apareceu livre na segunda trave para completar e marcar o gol que classificava a Coreia às oitavas naquele momento. O lance foi praticamente idêntico ao primeiro gol da equipe na competição, diante da Grécia.

A Nigéria acusou o golpe e a partir deste momento, os coreanos não tinham dificuldade para bloquear os ataques africanos e manter a posse de bola, mas não contou com a inspiração de seu grande craque, Park Ji Sung, atacante do Manchester United.

Na segunda etapa, o técnico Lagerback sabia que nada além da vitória interessava aos africanos e promoveu a entrada de Echiejile na vaga de Yobo, mas logo no início a Nigéria cedeu a virada.

Logo aos 3min, a Coreia voltou a balançar as redes em bola parada: Park Chu Young cobrou falta da entrada da área, no canto de Enyeama, que havia dado um passo para a direita e não conseguiu voltar. O atacante coreano se redimiu do gol contra marcado na partida diante da Argentina e deu mais tranquilidade à equipe.

Os nigerianos não sabiam o que fazer em campo, e a Coreia tinha o domínio da bola, até que o LagerBack abriu mão de defender e sacou o experiente Kanu, para a entrada do atacante Obafeme Martins. A entrada do atacante do Wolfsburg mudou o jogo, e os nigerianos passaram a dominar as ações, jogando com muita velocidade.

Aos, 20min, Ayila recebeu de Uche pelo lado esquerdo da área, cruzou, a bola passou pelo goleiro Jung Sung Ryong e Yakubu, no lance mais bizarro da partida, chutou para fora e perdeu o gol embaixo da meta.

Apoiados pela grande maioria do estádio, os nigerianos foram ao ataque, e contaram com a colaboração de Kim Nam Il para chegar ao empate. O zagueiro perdeu a bola dentro da área e derrubou Obasi, de forma muito imprudente. O árbitro marcou o pênalti e deu cartão amarelo ao coreano.

Apesar do incrível gol perdido, Yakubu teve muita personalidade, pegou a bola e bateu o pênalti que deu o empate e esperança aos africanos, aos 23min. Com o empate parcial entre Argentina e Grécia, a Nigéria precisava de apenas um gol para se classificar.

Neste momento da partida, a equipe africana abdicou de qualquer esquema tático e foi com tudo para cima. Aos 34min, Obasi deixou Martins livre na frente do goleiro, o atacante tocou por cima de Jung Sung Ryong, mas tirou muito e a bola saiu perto do gol.

Aos 44min, a Nigéria teve sua última chance, quando Obinna girou o corpo na entrada da área e chutou com muita força, mas a bola saiu perto da trave adversária.

FICHA TÉCNICA

Nigéria 2 x 2 Coreia do Sul

Gols:
Nigéria: Uche, aos 11min do primeiro tempo e Yakubo, aos 23min do segundo tempo

Coreia do Sul: Lee Jung Soo, aos 37min do primeiro tempo e Park Chu Young, aos 3min do segundo tempo

Ponto Forte da Nigéria
Após a saída de Kanu, a equipe ganhou mais velocidade com Obafeme Martins e conseguiu reagir na segunda etapa.

Ponto Forte da Coreia do Sul
Teve frieza para manter a posse de bola por boa parte da segunda etapa, conter o ímpeto africano e conseguir a classificação.

Ponto Fraco da Nigéria
Imcompetência no ataque. Perdeu chances incríveis na segunda etapa, com Yakubo e Martins e não pode reclamar de falta de sorte pela eliminação.

Ponto Fraco da Coreia do Sul
Se perdeu após o gol de empate na segunda etapa, e contou com a incompetência do ataque nigeriano.

Personagem do jogo
Yakubu. Atacante perdeu um gol feito, mas teve personalidade para bater o pênalti e marcar o gol de empate dos africanos, na segunda etapa.

Esquema Tático da Nigéria
4-4-2
Enyeama; Odiah, Yobo (Echiejile), Shittu e Afolabi; Etuhu, Ayila, Uche e Obasi; Kanu (Martins) e Yakubu (Obinna). Técnico: Lars Lagerback

Esquema Tático da Coreia do Sul
4-4-2
Jung Sung Ryong; Cha Du Ri, Cho Yong Hyung, Lee Jung Soo e Lee Young Pyo; Ki Sung Yueng (Kim Jae Sung), Kim Jung Woo, Lee Chung Yong e Park Ji Sung; Yeom Ki Hun (Kim Nam Il) e Park Chu Young (Kim Dong Jin). Técnico: Huh Jung Moo

Cartões amarelos
Nigéria: Enyeama, Ayila, Obasi

Coreia do Sul: Kim Nam Il

Árbitro

Olegario Benquerenca (POR)

Local
Durban Stadium

Nigéria 2 x 2 Coreia do Sul: Veja animação dos gols em 3D:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade