PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Para Dunga, Seleção precisa diminuir ansiedade de chegar ao gol

3 jun 2010 - 08h21
(atualizado às 10h07)
Compartilhar
Allen Chahad
Renato Pazikas
Diretor de Johannesburgo

Para o técnico Dunga, a Seleção Brasileira precisa diminuir a ansiedade de chegar ao gol do adversário. O comandante tenta fazer o ajuste antes da estreia na Copa do Mundo, no dia 15, contra a Coreia do Norte. Na última quarta-feira, o time fez o primeiro amistoso de preparação para a competição, diante do Zimbábue, e venceu por 3 a 0.

"Em todos os setores temos que analisar pontos positivos e negativos. Tudo tem que evoluir, a reposição da equipe, a velocidade na saída, trabalhar mais a bola. No primeiro jogo, nós temos ansiedade de chegar ao gol do adversário", disse.

Como resultado, a "ansiedade" do Brasil rendeu várias chances de gol ao Zimbábue no primeiro tempo. Com um maior tempo de posse de bola, os africanos exigiram uma grande defesa de Gomes, chutaram uma bola na trave e perderam uma oportunidade cara a cara com Júlio César.

"Acabamos fazendo muitos lançamentos, a equipe fica espaçada", continuou Dunga. "Quando nós jogamos mais agrupado, segurando mais a bola, temos mais chance de chegar ao gol. Aos poucos vamos diminuindo isso na equipe".

Nesses dias que antecedem a primeira exibição brasileira no Mundial, marcada para as 15h30 (de Brasília) de 15 de junho frente à Coreia do Norte, o nervosismo pega em cheio até um veterano de três Copas do Mundo: o próprio Dunga, que jamais participou de uma competição desse nível como treinador.

"A ansiedade ainda nao me pegou, vai pegar mais perto da estreia", afirmou ele. "Antes (como jogador) eu ia treinar, voltava e descansava. Agora, enquanto os caras descansam, eu tenho que ficar pensando junto à comissão técnica. A gente se preocupa com tudo, no final a cobrança é em cima do treinador".

Capitão da Seleção campeã do mundo em 1994, Dunga ainda atuou nos torneios de 1990, quando o time foi eliminado nas oitavas de final pela Argentina, e de 1998, quando a derrota para a França veio na final.

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa

"Saída de bola e velocidade devem melhorar", diz Dunga:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade